Pirâmides Imóveis

Quem mora em Florianópolis e conhece a cidade, sabe que há muitos pontos turísticos para visitar que fogem do conhecimento geral dos turistas. A capital de Santa Catarina é reconhecida, principalmente, pelas belezas das suas praias, que possuem atrativos diferentes para cada tipo de interesse. 

Para quem busca se aventurar além dos pontos mais conhecidos e precisa de dicas de lazer em Florianópolis, a capital oferece opções que atraem pelo contato com a cultura, natureza e culinária que ainda merecem ser exploradas para aproveitar as férias em Florianópolis.

Por isso, preparamos esse roteiro com dicas de lazer em Florianópolis para que você possa conhecer os melhores lugares e aproveitar todas as atrações da Ilha da Magia.

 

Centro de Florianópolis

O centro de Florianópolis é uma das regiões mais antigas da ilha e tem um dos atrativos mais recomendados para os turistas que desejam fazer um passeio por Florianópolis e conhecer os pontos mais famosos da região, como o Centro Histórico.

Praça XV de Novembro

A região da Praça XV de Novembro ainda mantém seu patrimônio histórico não natural conservado, onde os visitantes podem observar os prédios antigos. Já a praça é considerada uma das mais antigas de Florianópolis e é lá que está a velha figueira, uma árvore de aproximadamente 150 anos que se tornou um símbolo da cidade, sendo citada em seu hino. 

O local é perfeito para visitantes que gostam de ter contato com a natureza e história de Florianópolis. A praça possui monumentos de personalidades importantes que nasceram na ilha, como o busto do poeta Cruz e Souza.

Mirante do Morro da Cruz

Para quem deseja apreciar a vista enquanto visita alguns pontos turísticos de Florianópolis, o Mirante do Morro da Cruz é uma das melhores opções. O Mirante está a 285 metros de altura, onde os turistas podem ter uma vista panorâmica de Florianópolis. A visita ao local é gratuita e os visitantes podem observar a vista para o centro da cidade e as baías sul e norte. 

 

Museus no Centro de Florianópolis

Entre os museus que estão no centro da cidade, está o Museu de Armas Major Lara Ribas, instalado no Forte de Sant’ Ana, próximo à ponte Hercílio Luz. O Museu mostra a evolução das armas de maneira cronológica para que os visitantes entendam a evolução do armamento. 

Planejado em 1964, O Museu do Homem de Sambaqui possui um dos maiores acervos arqueológicos do Brasil. Os itens históricos, como fósseis, permitem que o público possa observar mais de cinco mil peças que preservam a história e cultura brasileira. 

 

Norte de Florianópolis

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Na parte norte da ilha está localizada a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. A Fortaleza foi idealizada para fazer parte das defesas de Santa Catarina no período colonial, e foi desativada em 1935. O prédio passou por períodos de restauração e atualmente está sendo mantida e gerenciada pela UFSC, a Universidade Federal de Santa Catarina. 

Com os seus elementos históricos preservados, o local é um ótimo ponto para conhecer mais sobre a história de Santa Catarina, além de estar perto de uma das melhores praias de Florianópolis, a Praia do Forte.

Trilha do Morro da Feiticeira

Após visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, os visitantes podem conhecer mais da região norte da ilha pela trilha do Morro da Feiticeira. A trilha tem cerca de dois quilômetros e fica entre a Praia Brava e a Praia dos Ingleses. 

A caminhada acontece entre o caminho das duas praias e é uma atividade indicada para quem busca aventuras na ilha que precisam de mais esforço físico. A trilha é demarcada e possui sinalizações ao longo do caminho, mas é indispensável o bom senso e o mínimo de preparo físico para não correr riscos.

Sul de Florianópolis

Lagoa do Peri

Ao sul da ilha está a Lagoa do Peri, o lugar perfeito para permanecer em contato com as belas águas de Florianópolis. A Lagoa é a maior de água doce da costa catarinense e é uma boa opção para quem busca passar o dia em família mais afastado das movimentadas praias. 

Além da prática de esportes na água e piqueniques, os visitantes podem conhecer animais típicos. O Parque Municipal da Lagoa do Peri está em estágio de preservação e é berçário de animais como lontras e macacos-prego. O local oferece a possibilidade de caminhadas ecológicas acompanhadas e um parque infantil para garantir o entretenimento das crianças.

Ribeirão da Ilha

É durante o período colonial que começa a história de Ribeirão da Ilha, um dos bairros conhecidos por conta da culinária com pratos onde o ingrediente principal são as ostras. A gastronomia de Floripa é repleta de referências açorianas por conta das famílias desse território que vieram ao Brasil durante o período.

O local, popularmente conhecido como caminho as ostras, possui uma vila gastronômica bastante ativa que atrai turistas que desejam experimentar a iguaria. Além dos pratos, o bairro tem uma arquitetura preservada, mantendo os prédios coloridos e com características açorianas.

Leste de Florianópolis

Lagoa da Conceição

Ao leste de Florianópolis está a Lagoa da Conceição. Diferente da Lagoa do Peri, essa região é bem desenvolvida e oferece mais opções de restaurantes e comércio para os turistas. Na Lagoa da Conceição, está localizado o Mirante do Morro da Lagoa, uma oportunidade de visualizar todo o lago e a cidade. 

Além disso, a pequena cidade possui prédios históricos lindos para conhecer e oferece atividades como passeios de barco pela lagoa, lugar ideal para passar o verão com as crianças, já que não há grande movimentação de ondas.

Dunas de Joaquina

Após visitar o centro e as atrações da cidade, quem faz a viagem para a Lagoa da Conceição pode aproveitar para conhecer as dunas mais famosas de Florianópolis, as Dunas de Joaquina. Elas estão localizadas entre a Praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição e os turistas podem se divertir com o sandboard, um esporte que ficou famoso para aproveitar o passeio.

 

More em Florianópolis

O que achou dessas opções de lazer em Florianópolis? Agora, é só seguir o roteiro para conhecer todas as regiões da ilha e decidir qual você mais gosta. 

Para conhecer mais sobre os empreendimentos e imóveis que estão disponíveis em cada parte da Ilha da Magia, é só entrar em contato com a Pirâmides Imóveis. Temos uma equipe especialista em Florianópolis para entender qual o melhor lugar para que você possa aproveitar todas as belezas da ilha. 

 

Leia também: Conheça os melhores shoppings de Florianópolis