Decorar apartamento alugado: saiba como imprimir a sua identidade sem grandes mudanças

Deixar um apartamento alugado com a sua cara requer carinho, tempo e dedicação. A ideia de casa é diferente para todos nós e pode até demorar um pouco para descobrir o que é importante para você em um lar, mas o importante é se aventurar nesta descoberta.

Saiba que só porque o imóvel que você escolheu para chamar de lar pertence a outra pessoa não significa que ele não pode ser a casa dos seus sonhos durante determinado período da sua vida. 

Decorar um apartamento alugado requer criatividade e é uma verdadeira jornada de autoconhecimento. Descobrir o que você gosta em um lar demanda que você entenda o que te faz bem, ou seja, como um ambiente precisa estar disposto para que você se sinta confortável.

Listamos algumas verdades que costumamos esquecer, mas que vale a pena lembrarmos para construir um apartamento que seja o seu refúgio no mundo. No final, ainda trouxemos algumas dicas e estilos de decoração para você se inspirar e colocar a mão na massa.

Dê o play e boa leitura!

Criar o apartamento dos seus sonhos não custa muito

A palavra que vai guiar você é a criatividade. Ela estará aliada ao investimento de tempo, esforço e autoconhecimento. Mesmo que o seu espaço atual não seja a casa beiramar que você tanto sonha, seja criativo e transforme o seu lar para estar cada vez mais perto do que você busca, enquanto se planeja para realizar grandes sonhos. 

Muitas vezes, uma simples pintura nova na parede já pode deixar o lugar mais com a sua cara. Quadros com imagens que ilustram a sua personalidade e mesmo fotos de família podem trazem a tão amada sensação de bem-estar. Deixar as pessoas que amamos e objetos que nos lembram delas mais perto é essencial para nos trazer boas memórias, ainda mais em momentos como o que estamos passando agora com a pandemia de Covid-19.

Faça listas no Pinterest com decorações que você gostaria de reproduzir, com cores e quadros que te agradam. Aproveite para se inspirar e liberar a imaginação.

Existem também alguns serviços de consultoria com profissionais da decoração que podem ajudar você sem gastar muito, como a EasyDeco.

É essencial descobrir o que faz bem para você em uma casa

Como já comentamos no início do texto, existe sempre um lugar ideal para você viver em cada momento da vida. Para isso, você precisa se sentir seguro e confortável no lugar onde decide morar. Uma das principais dicas para decorar seu apartamento é: encontre o seu estilo e o que faz você se sentir bem, observando o que importa para você. 

Esteja atento a cores e móveis que chamam a sua atenção em filmes, séries, revistas, na casa de um amigo e mesmo na televisão. Na hora de buscar um imóvel para alugar priorize localizações que tenham a ver com o seu estilo de vida porque o seu bairro é como a extensão da sua casa. 

Lembre-se: a localização é um outro ponto que pode ajudar você a se sentir cada vez mais confortável em casa. Um bar ou restaurante que esteja por perto pode vir a ser o seu programa favorito, um pequeno mercado perto de casa também pode ser uma facilidade ou mesmo uma simples praça ou parque nos arredores pode significar uma boa caminhada para espairecer.

Plantas podem ser as suas melhores amigas para decorar um apartamento alugado 

Quando o assunto é bem-estar, as plantas são aliadas incríveis. Elas trazem vida, alegria e uma cor diferente para qualquer ambiente. Sem contar que têm o poder de deixar o ar mais fresco e puro.

Caso você não tenha muito tempo para dedicar à suas plantas, pode optar por espécies mais resistentes e que não necessitam de cuidados com uma constância maior, como a Jiboia, Zamioculca, Espada de São Jorge, cactos e suculentas.

Desmistificando a fita adesiva de alta performance

Já falamos de plantas, quadros e paredes coloridas. Agora, chegou o momento de uma verdade difícil de ser ouvida, mas garanto que vale a pena aceitar: as fitas adesivas de alta performance são ciladas, principalmente na hora de decorar um apartamento alugado. 

A ideia de não ter que furar a parede é bastante sedutora, mas as fitas adesivas não são a alternativa ideal. Por suportarem diferentes pesos, elas precisam ter uma boa aderência à parede e isso significa que, no momento que você precisar retirar o objeto que elas suportam, o desafio para retirar a fita sem danificar a parede é enorme e muitas vez parte do acabamento da parede é danificado e a manutenção para devolução se torna mais trabalhosa.

Ao invés das fitas, utilize o bom e velho prego, pois o buraco que ele deixar pode ser facilmente coberto com massa corrida ou gesso.

Memórias na prateleira

Objetos de decoração são aliados para imprimir sua autenticidade à decoração. Você pode instalar uma prateleira em algum espaço do apartamento e colocar objetos que possuem grande valor afetivo, como fotos, memórias de viagens, livros, plantas e por aí vai. Se você compartilha o lar com alguém, pode aproveitar para criar um espaço compartilhado de memórias para trazer harmonia ao ambiente.

Celebre sempre a sua casa convidando os amigos e a família após a pandemia, mesmo que seja apenas para um café ou lanche da tarde. O importante é criar memórias com as pessoas que você ama no seu espaço.

Tapetes, tapetes e tapetes

Os tapetes são uma ótima solução para dar um clima mais aconchegante a qualquer ambiente, seja na sala, no banheiro ou até na cozinha. Sem contar que são ideais para dar um toque pessoal na decoração dos apartamentos alugados.

Uma dica para escolher é começar pelo material. Leve em conta a sua rotina, seus hábitos e o cômodo no qual o tapete vai ficar. Caso você tenha um animal de estimação, vale a pena investir em um material que seja durável e fácil de limpar. 

Os modelos de fibras naturais, por exemplo, são ideais para quem quer dar um toque rústico e prático na casa. O sisal é outra opção de modelo rústico, além de ser sustentável, durável e fácil de limpar. 

Para os ambientes de descanso, os tapetes felpudos caem muito bem, pois são aconchegantes e trazem a sensação de conforto.

Estilos de decoração para você buscar inspiração

Trouxemos dois estilos de decoração que vão inspirar você a decorar a sua casa usando a criatividade.

Boho

Você já ouviu falar no estilo boho? Bom, se você gosta de misturar cores, texturas e estilos diferentes em um mesmo ambiente, essa tendência vai cair como uma luva para você.

O boho ou boho chic é marcado pela diversidade, mas com muita harmonia. O grande segredo é uma mistura equilibrada de peças para deixar o ambiente com um clima vintage e muito elegante.

Marca registrada: madeira

Este tipo de material não pode faltar na composição de um ambiente no estilo boho e é perfeito para construir um lugar despojado e aconchegante. Pode ser usada nos móveis, em objetos pequenos e até mesmo no piso.

Artesanato

Desde capas de almofada, cobertas de crochê e patchwork a outros tipos de artigos feitos à mão. O essencial é utilizar objetos que reforcem a natureza rústica e trazem a sensação de conforto.

Cores vivas

Apesar da mistura de elementos, o ambiente com este estilo é leve. Utilize cores vivas, alegres, estampas étnicas e florais. Para contrastar, traga tons terrosos como o marrom, bege e ocre dos elementos em madeira.

Decoração para cinéfilos

Para quem gosta de filmes, poucas experiências são tão prazerosas como ir ao cinema. Ter um pouco dessa magia dentro de casa, certamente, também é um sonho para muitos. 

Algumas dicas para construir um ambiente que lembre o mundo cinematográfico são:

  • Traga elementos dos seus filmes favoritos;
  • Monte sua sala de cinema em casa:
    • Invista em uma TV que proporcione experiências de imersão (ela precisa ser grande, de acordo com o espaço que você tem disponível);
    • Home theater com som surround é uma boa pedida;
    • Isolamento acústico: estofados, tapetes e almofadas ajudam a abafar o som.
  • O importante é ter conforto de sobra!

Está procurando um imóvel para alugar? Então, conte com a Pirâmides para descomplicar a sua busca e ajudar você a encontrar o seu lugar em Florianópolis!