Pessoa realizando a vistoria de portas e janelas na entrega de chaves de um imóvel.
Pirâmides Imóveis

Se você é inquilino e está saindo de um imóvel alugado, seja para outra locação ou para uma casa própria, provavelmente possui inúmeras dúvidas sobre a vistoria de entrega de chaves e a rescisão do contrato de locação.

Quando falamos em experiência do consumidor no mercado imobiliário de locação, é comum pensarmos em todas as etapas até a assinatura do contrato de locação. Contudo, a vistoria de entrega de chaves é um momento que precisa de acompanhamento para que a rescisão seja realizada sem problemas entre o inquilino e proprietário.

Ao falarmos sobre o fechamento de um contrato, é essencial estar atento para que o contrato de locação reflita os interesses de todas as partes envolvidas no processo. 

Neste artigo, você lerá sobre: 

Vai alugar um novo imóvel? Saiba como funciona o contrato de aluguel

O que é vistoria de entrega?

A vistoria de um imóvel é uma avaliação realizada com o objetivo de identificar qualquer possível problema estético ou na estrutura da propriedade. Esse procedimento ocorre em dois momentos: o primeiro, no recebimento das chaves, e o segundo, na devolução e encerramento do contrato de locação.

A vistoria de entrega de chaves é uma das etapas mais importantes do processo de locação. O profissional avalia o estado de conservação do imóvel para garantir que ele será entregue nas mesmas condições de quando alugado.

Como fazer a vistoria de entrega de apartamento?

A vistoria de entrega de chaves é realizada pela imobiliária responsável pelo contrato de locação.

O corretor deve observar se a estrutura do imóvel – portas, janelas, paredes, instalações elétricas, pisos e revestimentos – está nas mesmas condições de quando o imóvel foi entregue para o inquilino no início do contrato.

Quem faz vistoria de imóvel?

A vistoria de entrada ou saída de um imóvel é realizada por um vistoriador profissional, contratado pela imobiliária responsável pelo processo de locação. É comum que o papel desse profissional seja substituído por corretores(as). 

Durante o processo, o profissional vai observar todos os aspectos estruturais do imóvel e realizar o laudo de vistoria, com anotações e indicações no caso de haver reparos que devem ser feitos.

Como é feita a vistoria de um imóvel? 

Para que seja feita a vistoria de entrega de chaves, é necessário que o imóvel esteja desocupado. A vistoria vai avaliar o estado da pintura, se as fechaduras estão funcionando corretamente, o estado de pisos, paredes, portas e janelas, além da situação das instalações hidráulicas e elétricas.

Durante a primeira vistoria, é produzido um documento – o laudo – em que são registradas todas as informações relevantes sobre o estado de conservação do imóvel. Nele deve conter todos os pontos que precisam de melhoria, quais defeitos foram encontrados em tudo o que a propriedade contém, entre outros detalhes.

O que é o laudo de vistoria de entrega de imóvel?

O laudo é um documento que avalia as condições do imóvel no fim do contrato de locação. O laudo vai constatar, de acordo com o laudo de vistoria de entrada, quais são as condições do imóvel. 

Por ser feita de acordo com a vistoria de entrada, é recomendado que o inquilino se prepare para a vistoria de saída, a fim de evitar empecilhos para finalizar o contrato. Para isso, o inquilino pode seguir uma checklist de revisão do imóvel e garantir que tudo está em boas condições.
Normalmente, o laudo possui pontos como:

  • dimensão do imóvel;
  • condições dos itens de maior utilização (torneiras, janelas, armários etc);
  • possíveis vazamentos e infiltrações;
  • condição da mobília;
  • detalhes sobre as instalações elétrica e hidráulica;
  • pintura e revestimentos;
  • rachaduras;
  • condições do piso e do forro;
  • nivelamento;
  • furos de pregos e parafusos nas paredes.

Qual é a importância da vistoria?

Se realizada de forma correta, a vistoria de entrada previne problemas entre o proprietário e o inquilino durante a rescisão do contrato. Por isso, um laudo bem detalhado, com depoimentos e imagens, assinado por ambas as partes é o que vai dizer como o imóvel deve ser entregue no final da locação. 

Essa etapa garante, em todos os aspectos, qual era o estado do imóvel quando ele foi alugado, garantindo os direitos do proprietário e do inquilino. Afinal, a vistoria é responsável por proporcionar maior segurança para toda a negociação. 

Como a vistoria do imóvel melhora a experiência do cliente?

A vistoria do imóvel é uma etapa essencial para melhorar a experiência do cliente com durante o processo de locação. Os dois lados de uma negociação de locação são clientes da imobiliária. Portanto, ambos precisam estar satisfeitos com suas experiências com a empresa. 

A vistoria garante que o inquilino e o proprietário estão cientes de quais são as condições do imóvel no início do processo. Dessa forma, o proprietário conhece o estado da propriedade antes da locação. Com a vistoria, o inquilino está assegurado de que não será responsabilizado por possíveis irregularidades que já existiam antes de se mudar.

Para melhorar a experiência, a clareza é indispensável.  

Proximidade e cumplicidade

Aqui na Pirâmides, nós prezamos por um atendimento de excelência, de forma a solucionar todas as dúvidas que possam surgir durante o processo de locação. E, além de diversificarmos as garantias locatícias para facilitar a vida de inquilinos e proprietários, contamos com uma assessoria jurídica sempre que necessário.

Capital de Florianópolis durante o dia, com o texto à esquerda "Escolha um novo lar em Florianópolis"

Metodologia para a vistoria

Uma metodologia é um caminho padronizado a ser seguido em todas as etapas da vistoria, garantindo a qualidade e segurança do processo.

Durante a vistoria inicial, o inquilino precisa ser alertado de quais são os pontos de atenção na hora de devolver o imóvel, como torneiras gotejando, corrediças, fechaduras etc. 

É recomendado que o vistoriador faça uma visita antes que o inquilino pinte o apartamento para entregar, já que, assim, ele poderá apontar quais são os detalhes que precisam de reparo. Dessa forma, a figura do vistoriador se torna mais simpática, passando a ser um orientador.

O que diz a Lei do Inquilinato sobre a entrega das chaves?

A Lei do Inquilinato (número 8.245) aborda os direitos e deveres do inquilino e proprietário do imóvel durante o processo de locação. Confira a seguir os principais tópicos: 

  • O inquilino deve devolver o imóvel ao proprietário nas mesmas condições do início do processo de locação;
  • O inquilino deve arcar com despesas ordinárias – manutenções e pequenos reparos de rotina do prédio – em caso de imóveis em condomínios;
  • O inquilino tem como responsabilidade realizar consertos para garantir a conservação do imóvel;
  • O proprietário deve garantir o uso pacífico do imóvel durante o processo de locação;
  • O proprietário tem como responsabilidade realizar consertos estruturais e aprovar reformas;
  • O proprietário deve fornecer ao inquilino, quando solicitado, a descrição minuciosa do estado do imóvel quando for entregue;
  • O proprietário é responsável pelas despesas extraordinárias – reformas fora da rotina do prédio – do condomínio;

A Lei do Inquilinato não coloca a vistoria do imóvel como uma obrigatoriedade. Porém, por conta da sua relevância após o término ou rescisão do contrato, essa etapa é recomendada.

Qual a responsabilidade do locatário após a entrega das chaves?

Perto do fim do contrato de locação, o inquilino tem responsabilidades com o imóvel. Em casos de rescisão, o inquilino precisa avisar, com um prazo de 30 dias, a imobiliária ou o proprietário sobre a desocupação do imóvel.. 

Próximo da entrega das chaves, o inquilino deve fazer as reformas necessárias para que todos os danos de uso do imóvel sejam consertados. Faz parte dos deveres do inquilino quitar as contas de serviços como água e luz e solicitar à imobiliária a vistoria de entrega.

Caso a vistoria de entrega de chaves não apresente nenhuma irregularidade, o inquilino está liberado das suas responsabilidades com a propriedade.

Está buscando uma casa nova?

Você saiu da sua casa ou apartamento alugado, mas ainda não sabe onde vai morar? A Pirâmides está aqui para ajudar!

Acesse o nosso site e confira de perto os incríveis imóveis que temos disponíveis em Florianópolis. Se precisar de ajuda para encontrar o seu lugar ideal, entre em contato com um dos nossos especialistas.

Todos os nossos processos são realizados por uma equipe especializada que vai auxiliar você do começo ao fim dessa jornada para que a sua experiência seja rápida, prática e sem burocracia.

Leia também: Como alugar um imóvel – o passo a passo