Corretora apertando a mão de um novo locatário.
Pirâmides Imóveis

No momento de procurar imóveis para alugar em Florianópolis, é comum surgirem dúvidas sobre qual garantia locatícia escolher. Por isso, se você vai alugar imóvel em Florianópolis, acompanhe neste post mais detalhes sobre o tema.

O assunto também interessa aos proprietários, já que um dos grandes medos de quem coloca um imóvel para alugar é saber se irá receber os aluguéis em dia. As imobiliárias realizam a análise dos potenciais locatários, mas nem sempre é possível antecipar imprevistos financeiros. Dessa forma, a garantia locatícia torna-se fundamental para dar mais segurança aos donos dos imóveis alugados. 

Assim, esse é um ponto importante no momento de fechar um contrato de locação, tanto para o proprietário, quanto para o inquilino. Aqui, na Pirâmides Imóveis, trabalhamos com quatro tipos de garantia locatícia. 

Confira a seguir o que é garantia locatícia, quais são as modalidades e como cada uma funciona:

O que é garantia locatícia?

As garantias locatícias têm como objetivo proteger o proprietário de um imóvel que está sendo alugado, caso o locatário tenha dificuldades em cumprir com o pagamento do aluguel.

No momento de alugar um imóvel, é comum que o dono do imóvel tenha receio em relação ao recebimento em dia dos pagamentos acordados. Imprevistos financeiros podem acontecer com o inquilino e a garantia locatícia é importante para deixar o proprietário mais tranquilo.

De acordo com a Lei do Inquilinato — Lei 8.245/1991 — as modalidades que podem ser usadas no contrato são caução, fiança, seguro fiança e cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. 

Tipos de garantia locatícia

Além dos tipos de garantia previstos por lei, também há outras, como: seguro fiança, título de capitalização, CredAluga ou Velo e fiador. No entanto, há outras que podem ser adotadas de acordo com a imobiliária.

Se você está procurando imóveis em Florianópolis, elencamos os principais tipos de garantia locatícia para esclarecer as suas dúvidas, confira a seguir.

CredAluga/Velo: alugue com o cartão de crédito

Essa forma de garantia locatícia já é adotada por diversas imobiliárias. Nessa modalidade, a fiança locatícia é pautada somente no limite do cartão de crédito dos inquilinos.

Uma grande vantagem é que a contratação pode ser feita totalmente online, após uma análise digital rápida, que apura os hábitos de compra e os dados de cartão de crédito fornecidos pelo inquilino.

Para contratar esse tipo de garantia, é preciso fornecer os dados pessoais, um cartão de crédito com limite quatro vezes superior ao valor do aluguel e a última fatura. É possível adicionar cartões de crédito de até quatro pessoas em cada contrato. Em alguns casos, é obrigatório ter um ou mais corresponsáveis para a locação do imóvel.

Seguro fiança

Entre as garantias locatícias, uma das mais comuns é o seguro fiança. Essa modalidade garantirá o pagamento do aluguel em situações de inadimplência, ou seja, o inquilino realiza a contratação de uma apólice de seguro e, em caso de um imprevisto ou irregularidade, esse seguro fiança pode ser acionado.

Geralmente, a apólice é válida por um ano, sendo necessária a sua renovação depois desse período. O valor da apólice varia de acordo com a análise de crédito da pessoa que está alugando. É importante ter em mente que o inquilino não recebe de volta o valor investido.

Uma vantagem é que essa modalidade disponibiliza alguns serviços ao inquilino, como auxílio elétrico e hidráulico, chaveiro 24h etc.

Título de capitalização

Outra opção para quem vai alugar é adquirir um título de capitalização como garantia no contrato de locação. De acordo com a lei, é preciso que o título tenha essa finalidade específica para funcionar como garantia locatícia.

Uma das vantagens dessa modalidade é a facilidade: o inquilino precisa apenas encontrar uma empresa que faça a emissão de títulos de capitalização para aluguel. Geralmente, a própria imobiliária ajuda no processo.

O valor do título varia de acordo com a caução exigida pelo proprietário do imóvel. Na maior parte dos casos, o valor fica entre oito e 12 vezes o preço do aluguel. Em caso de inadimplência por parte do inquilino, o proprietário tem o direito de resgatar o título de capitalização para abater o prejuízo.

Fiador

Essa é a modalidade de garantia locatícia mais antiga do mercado. Em linhas gerais, ao optar pelo fiador, o inquilino indica uma ou mais pessoas para assinar o contrato de locação nessa condição. Dessa forma, elas serão responsáveis pelos débitos do inquilino, caso ele não consiga cumprir com as suas obrigações.

Para poder ser fiador, a pessoa selecionada tem que possuir renda líquida superior a três vezes o valor do aluguel acrescido de todos os encargos, como IPTU e condomínio. Exige-se, ainda, que pelo menos uma das pessoas que assinam a fiança possuam patrimônio, de preferência um imóvel quitado em seu nome.

Os fiadores precisam assinar o contrato de locação e assumem a responsabilidade pelo seu cumprimento até o final do contrato e a desocupação do imóvel. No caso de fiador casado, o cônjuge também precisa assinar o contrato de locação.

Qual é a melhor garantia para o locador?

Não há uma opção que apresente mais benefícios para o locador. Por isso, é recomendável que o proprietário do imóvel consulte uma imobiliária de confiança para realizar uma consultoria. Com a ajuda de especialistas em aluguel de imóveis, é possível definir o tipo de garantia ideal para o perfil do proprietário e do inquilino, além de elaborar o contrato de locação que garante o cumprimento da lei.

Como alugar um imóvel de forma segura?

As garantias locatícias tornam o processo de locação mais seguro. Além disso, os pontos de atenção que ajudam a tornar a locação do imóvel mais segura são:

  • análise do perfil do inquilino;
  • contrato de locação elaborado por um especialista;
  • conhecer direitos estabelecidos pela Lei do Inquilinato;
  • respeitar as etapas de vistoria de entrada e saída do imóvel.

Leia também: como alugar um imóvel: aprenda o passo a passo

Documentação para alugar imóvel

Além de escolher uma das garantias locatícias, na hora de alugar o seu imóvel você precisa apresentar os documentos a seguir.

Locação pessoa física

Os documentos solicitados ao pretendente a inquilino são:

  • RG e CPF;
  • certidão de casamento atualizada (se for casado);
  • comprovante de renda.

Confira também a documentação exigida para cada tipo de garantia locatícia:

CredAluga ou Velo

Basta informar o CPF, apresentar o cartão de crédito com limite superior a 4X o valor do aluguel e comprovante de pagamento da última fatura. Em determinadas situações, podem ser solicitados outros documentos.

No caso da Velo, a imobiliária deve cadastrar os documentos na plataforma onde será feita uma análise de crédito.

Seguro fiança ou título de capitalização

Documentação para comprovação de renda de acordo com o seu vínculo empregatício:

  • funcionário registrado (CLT): holerites dos 3 últimos meses e Carteira de Trabalho;
  • profissional liberal/Autônomo: Decore e IRPF (do ano vigente);
  • empresário: Decore, IRPF (do ano vigente), Contrato Social e/ou Declaração de firma individual, cartão do CNPJ.

No caso do seguro fiança, a análise de crédito será feita diretamente pela Corretora de Seguros, que entrará em contato por e-mail solicitando o preenchimento de uma ficha cadastral para análise.

Fiador

Em geral, os documentos solicitados pela imobiliária para o fiador são:

  • RG e CPF;
  • comprovante de estado civil;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda.

Imóveis para aluguel: Florianópolis

Morar em Florianópolis é um sonho, pois a cidade é linda e muito agradável. Porém, por ser uma ilha, muitas pessoas têm dúvidas quanto aos  melhores bairros para morar na cidade.

A capital é referência nacional em saúde, educação e renda. Com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – de 0,840, o maior do Brasil, Florianópolis é um dos melhores lugares para morar no país.

Na hora de encontrar os melhores imóveis em Florianópolis, é importante saber quais são as suas necessidades, estilo de vida e quais partes da cidade precisará visitar com mais frequência.

A partir desses detalhes torna-se mais fácil encontrar o imóvel ideal na Ilha da Magia entre tantas opções de casas e apartamentos. 

Conte com a Pirâmides Imóveis

Se você está procurando imóveis para alugar em Florianópolis, a Pirâmides Imóveis tem o lugar perfeito para você.

Nossa equipe está pronta para orientá-lo em todas as etapas da locação, desde a procura pelo imóvel ideal até os detalhes do contrato. Possuímos uma excelente carteira de imóveis à disposição dos nossos clientes.

Entre em contato conosco agora mesmo.

Prédios e casas no Centro de Florianópolis, o texto à esquerda diz "Escolha o seu imóvel em Florianópolis: Alugue com a Pirâmides"

Leia também: Como funciona o contrato de aluguel?