Quer indicações de o que fazer no Centro de Florianópolis? Conhecido por suas atrações turísticas, o bairro possui restaurantes, parques, museus e outras atividades divertidas para conhecer durante um passeio.
Uma região culturalmente diversa, as ruas são antigas e perfeitas para que turistas aproveitem o melhor da ilha. Neste guia, você explora os principais pontos da região e descobre quais são as principais referências para conhecer durante a sua visita. Aproveite!
O que fazer no Centro de Florianópolis?
Um lugar repleto de história e cultura, o Centro de Floripa é um bairro único, com construções antigas que refletem a herança da cidade. Por isso, os visitantes podem aproveitar locais variados, como:
1. Parque da Luz
Comece o dia conhecendo o Parque da Luz, um dos principais da cidade. Considerado um refúgio natural, o parque é ideal para que os visitantes possam se conectar com a natureza.
São 37 mil metros quadrados com atrativos como ciclovia, campo de futebol, academia ao ar livre e outros. No mirante, é possível observar a Ponte Hercílio Luz e a baía a distância.
Localização: Rua Felipe Schmidt – Centro, Florianópolis.
2. Mercado Municipal de Florianópolis
O Mercado Municipal de Florianópolis é um dos principais pontos turísticos da cidade. Um espaço tradicional de comércio e gastronomia, o Mercado oferece uma diversidade de produtos. São vendidos desde itens de artesanato até frutas, verduras e frutos-do-mar.
Uma das indicações é visitar o Mercado para o almoço. Os restaurantes e bares oferecem pastéis de camarão, cervejas artesanais, ostras, hambúrgueres e outros pratos que valem a pena experimentar.
Situado próximo a outros pontos de lazer no bairro, o Mercado Municipal é uma boa opção para visitar no seu passeio antes de prosseguir para conhecer outras atrações.
Localização: Rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro, Florianópolis.
3. Palácio Cruz e Souza
Próximo ao Mercado está o Palácio Cruz e Souza, também conhecido como Palácio Rosado. Um patrimônio histórico, o prédio serviu originalmente como residência oficial dos governadores de Santa Catarina.
A arquitetura imponente conquista o público com a sua beleza. Internamente, os elementos decorativos continuam preservados, como o mobiliário antigo e obras de arte.
Atualmente, o espaço é utilizado como o Museu Histórico de Santa Catarina e pode ser visitado para conhecer documentos e outros objetos históricos do estado.
Localização: Praça XV de Novembro, 227 – Centro, Florianópolis.
4. Avenida Beira-mar Norte
A Avenida Beira-mar Norte oferece uma vista deslumbrante da baía, com uma ampla faixa de pista e calçadão, sendo ideal para caminhadas e passeios. Cercada por parques, praças e bares, a região é movimentada, sendo visitada por famílias, amigos e turistas.
As atrações que podem ser visitadas na Avenida são o Beiramar Shopping, a Ponta do Coral — ideal para ver o pôr do sol — e a Trapiche da Avenida, muito visitada por turistas.
Localização: Avenida Beira-mar Norte – Centro, Florianópolis.
5. Associação dos Artesãos da Casa da Alfândega
Criada em 2006, a Casa da Alfândega possui cerca de 120 artesãos que expõem os seus trabalhos para a comercialização. Os produtos são feitos com técnicas e habilidades típicas da ilha, vendidos para promover e incentivar o artesanato local.
A associação também desempenha um papel fundamental no apoio e desenvolvimento dos artesãos, preservando as tradições da ilha.
Localização: Rua Conselheiro Mafra, 141 – Centro, Florianópolis.
6. Catedral Metropolitana de Florianópolis
Um dos marcos religiosos da capital, a Catedral teve sua construção concluída em 1773. Sendo um exemplo da arquitetura da época, a atração possui vitrais coloridos, pinturas antigas e esculturas neoclássicas de quando foi construída.
Além das missas diárias, a catedral também celebra cerimônias de casamento e batismos. Ela está rodeada por outros edifícios históricos, sendo um dos monumentos religiosos mais importantes da ilha.
Localização: Rua Padre Miguelinho, 55 – Centro, Florianópolis.
7. Restaurantes
A área central possui restaurantes que proporcionam uma variedade de sabores que agrada quem procura por pratos saborosos para experimentar. Algumas recomendações de estabelecimentos no Centro são:
Pizzaria Bel Mangio
Especializada em pizzas gourmet, a Pizzaria Bel Mangio possui opções salgadas e doces, além de saladas no cardápio. O lugar já foi vencedor do Prêmio Traveller’s Choice do TripAdvisor e é especialista em bordas.
Localização: Rua Des. Arno Hoeschl, 269 – Centro, Florianópolis.
Horário de funcionamento: todos os dias: 17h às 00h.
Restaurante Kaffa
O Restaurante Kaffa é um estabelecimento de comida árabe, com opções de pratos quentes e frios. O ambiente agradável, decorado com objetos da cultura, torna a refeição ainda melhor.
As principais recomendações são o kibe frio e o falafel.
Localização: Rua Rafael Bandeira n° 337 – Centro, Florianópolis.
Horário de funcionamento: terça a sexta: 11h às 15h e 18h às 23h e sábados, domingos e feriados: 11h às 23h.
Guacamole Cocina Mexicana
O ambiente temático e o cardápio repleto de pratos mexicanos tornam o Guacamole Cocina um espaço ideal para conhecer mais sobre essa culinária. São nachos, quesadillas, burritos e muito mais para apreciar a coxinha mexicana.
Localização: Av. Jorn. Rubens de Arruda Ramos, 2006 – Centro.
Horário de funcionamento: domingo a quinta: 18h30 às 00h e sextas e sábados: 18h30 às 00h30.
Centro de Florianópolis: conheça tudo sobre o bairro
O Centro de Floripa é um dos bairros nobres da cidade, sendo um dos mais procurados para viver bem. Com vista para a baía, pontos turísticos atrativos e ruas pavimentadas, a região é a ligação entre a porção continental e a ilha da capital.
Quer conhecer mais? Acesse o blog da Pirâmides Imóveis e entenda como é morar no Centro!
- Artigo Anterior Bairros de Florianópolis: 6 opções para morar
- Próximo Artigo Shoppings em Florianópolis: conheça os principais