Grupo de amigos almoçando em um restaurante

Como capital catarinense e cenário de belas praias, Florianópolis é uma cidade destaque para visitantes no sul do país. Parte dos seus encantos são os estabelecimentos gastronômicos, influenciados pelos imigrantes e pela cultura local. Para quem deseja conhecer o melhor dessa culinária, há restaurantes em Florianópolis para todos os gostos.

Por isso, separamos um roteiro dos restaurantes em Florianópolis que você precisa conhecer durante a sua estadia na ilha da magia. Confira a nossa lista:

Leia também: Dicas de lazer em Florianópolis: descubra o que fazer em cada região da ilha

Mercado Público de Florianópolis é uma construção antiga, com paredes amarelas, e um dos principais pontos turísticos da cidade.

Restaurantes no Mercado Público de Florianópolis

1. Box 32

O bar Box 32 é famoso no Mercado Público e oferece alguns dos pratos mais tradicionais de Florianópolis. O local tem o que foi apelidado de “o balcão mais democrático do país” e faz parte do Mercado desde 1984.

O Box 32 tem um ambiente agradável, ideal para um almoço com os amigos ou um lanche rápido no balcão. Além disso, o lugar já recebeu visitas de famosos, como o jornalista Zeca Camargo, o narrador Galvão Bueno e muitos outros.

O cardápio do Box tem pastéis variados, com recheios tradicionais, doces e frutos do mar, além de sanduíches, risotos, petiscos, acompanhamentos e pratos com todos os tipos de frutos do mar.

Localização: Dentro do Mercado Público – Ala Sul – Box 04S
Horário de funcionamento: segunda a sexta: 10h às 20h e sábados: 10h às 15h

Disponível também no iFood

2. Paradinha do Fernando

O Paradinha do Fernando é uma das opções para quem deseja almoçar bem no Mercado Público e provar uma boa sobremesa. O local oferece cafés, bolos, salgados, pães e pratos para o almoço.

Entre as opções do cardápio estão a feijoada, o filé de peixe, os bolos e os lanches, uma ótima opção para quem deseja saborear um café em Floripa.

Localização: Dentro do Mercado Público – Ala Norte – Box 16 e 17

Horário de funcionamento: segunda a sexta: 6h às 18h30 e sábados: 16h às 13h30h

3. Balcão Mané

O Balcão Mané é um bistrô que oferece opções variadas para experimentar a culinária regional nos restaurantes em Florianópolis. O estabelecimento tem pastéis recheados com berbigão, muito procurado na capital, e outros sabores. Além de opções como ceviche, polvo e camarão, o local oferece saladas e omeletes.

Localização: Dentro do Mercado Público – Ala Sul – Box 01

Horário de funcionamento: segunda a sexta: 10h às 22h e sábados: 10h às 18h

Disponível também no iFood 

Onde comer ostras em Florianópolis?

4. Ostradamus

O Ostradamus é um dos melhores restaurantes de Florianópolis para comer ostras. O local é renomado na ilha e já ganhou prêmios pela sua culinária e pratos feitos com as iguarias. 

O restaurante oferece opções variadas com pescados, camarão, lula e polvo, carnes, saladas, opções vegetarianas e sobremesas. Os pratos principais, no entanto, são as ostras. Um dos diferenciais do Ostradamus é o cultivo das ostras que são utilizadas nos pratos. O local atua desde o cultivo até a depuração dos moluscos, fazendo com que ela chegue ao prato sem riscos para a saúde.

Atualmente, o local possui duas unidades, nos bairros de Ribeirão da Ilha e Coqueiros.

Localização: Rod. Baldicero Filomeno, 7640, Freguesia do Ribeirão da Ilha 

Horário de funcionamento: terça a sábado: 12h às 22h30 e domingos e feriados: 12h às 17h

Localização: R. Des. Pedro Silva, 2314, Coqueiros

Horário de funcionamento: terça a sábado: 11h30 às 23h e domingos e feriados: 11h30 às 17h

5. Freguesia Oyster Bar e Restaurante

O Freguesia Oyster é um bar e restaurante com um ambiente descontraído para passar a tarde. O local possui um deck e mesas na praia, e se tornou uma das referências para comer ostras na cidade. 

Localização: R. Quinze de Novembro, 179 – Santo Antônio de Lisboa

Horário de funcionamento: segunda a sábado: 11h às 22h e domingos: 11h às 19h

Disponível também no iFood 

Pizzarias em Florianópolis

6. Pizzaria Bel Mangio

Se você não consegue ficar longe das massas e tem vontade de comer uma pizza em Florianópolis, a Pizzaria Bel Mangio é uma das melhores opções. O local é especializado em pizzas gourmets, e tem um ambiente agradável para aproveitar o almoço ou jantar e comer bem. O cardápio tem opções salgadas, doces e saladas.

Localização: R. Des. Arno Hoeschl, 269 – Centro

Horário de funcionamento: todos os dias: 17h às 00h

Disponível também no iFood 

7. Pizzaria Nave Mãe 

A Pizzaria Nave Mãe está há 20 anos em Floripa e tem massas integrais, com molho italiano e massas assadas no forno a lenha. O local é aconchegante e intimista, com espaço para um bom jantar com os amigos durante um passeio pela ilha. 

A Pizzaria também possui carta de vinhos e adega climatizada. 

Localização: R. Laurindo Januário da Silveira, 1296 – Lagoa da Conceição

Horário de funcionamento: todos os dias: 19h às 00h

Disponível também no iFood 

Restaurante árabe em Florianópolis

8. Restaurante Kaffa

Para comer uma boa comida árabe em Florianópolis, uma das opções mais conhecidas da ilha é o Restaurante Kaffa. O local possui opções de pratos quentes e frios da culinária árabe, como kibes frio, falafel e homus de grão de bico. 

O estabelecimento também é comprometido com a cultura árabe, com objetos de decoração e mesas próximas umas das outras, com um ambiente agradável para o jantar.

Localização: R. Rafael Bandeira nº 337, Centro

Horário de funcionamento: terça a sexta: 11h às 15h e 18h às 23h e sábados, domingos e feriados: 11h às 23h

Vai jantar no Centro de Florianópolis? Conheça mais sobre um dos bairros nobres da cidade.

9. Restaurante Kebab Faruk 

O Kebab Faruk é uma das opções em Floripa para quem está com vontade de experimentar a culinária sírio-libanesa tradicional. O estabelecimento oferece um ambiente agradável e um cardápio diverso e saboroso. Os principais pratos árabes para experimentar são o shawarma, kebab, quibe cru e os doces, além de ter opções vegetarianas e veganas.

Localização: R. Demétrio Ribeiro, 148 – Centro

Horário de funcionamento: terça a quinta: 16h às 00h, sexta: 12h às 14h, 16h às 00h, sábados e domingos: 12h às 16h e 17h às 00h.

Disponível também no iFood 

Restaurante mexicano em Florianópolis

10. Guacamole Cocina Mexicana

Tudo de melhor da cozinha mexicana em um ambiente temático. O Guacamole está em sete cidades brasileiras e promete ser um pedaço do México no Brasil. O cardápio do estabelecimento possui todos os pratos tradicionais, como nachos, tacos, quesadillas, burritos, fajitas e outros para que os florianopolitanos e turistas conheçam a cozinha mexicana.

O Guacamole oferece também promoções para ocasiões especiais, como despedidas de solteira e aniversários.

Localização: Av. Jorn. Rubens de Arruda Ramos, 2006 – Centro

Horário de funcionamento: domingo a quinta: 18h30 às 00h e sextas e sábados: 18h30 às 00h30

Disponível também no iFood 

11. Moochacho Burritos

Com o lema “Burrito for life”, o Moochacho começou em 2016, em Florianópolis, com o objetivo de popularizar o burrito no Brasil. O estabelecimento adotou o estilo de cozinha mexicana-americana, principalmente do sul da Califórnia.

Os principais pratos são os burritos, com mais de uma opção feita apenas com proteína vegetal para os veganos. O cardápio também tem opções de nachos e sobremesas mexicanas para aproveitar a cozinha do país em uma refeição completa.

Localização: Av. Desembargador Vitor Lima, 498, Trindade

Horário de funcionamento: segunda a sábado: 11h30 às 23h e domingos: 18h às 23h

Disponível também no iFood 

Restaurante japonês em Florianópolis

12. Temakin

O Temakin é um dos principais restaurantes de culinária japonesa em Florianópolis e tem um cardápio para agradar. Com diversos pratos quentes, sushis, sashimis e temakis, o estabelecimento garante que até quem não come carne ou comida crua vai conseguir aproveitar a refeição. O cardápio possui cerca de 160 pratos, com opções de rodízio e à la carte, além de buffet no almoço. 

Localização: Casa & Design – Loja 1 Shopping – Saco Grande

Horário de funcionamento: todos os dias: 19h às 23h30

Disponível também no iFood 

13. Sattoru Sushi

Segundo o site, o Sattoru é o melhor festival de sushis em Coqueiros. O foco do estabelecimento é a cozinha oriental contemporânea e possui pratos autorais em seu cardápio. O ambiente é aconchegante e intimista para quem deseja um jantar mais particular. 

Localização: Av. Eng. Max de Souza, 710 – Coqueiros

Horário de funcionamento: segunda a sábado: 19h às 00h

Prédios e casas próximos a baia de Florianópolis, com o texto à esquerda "More em Florianópolis: Conheça os melhores lançamentos"

Restaurantes portugueses em Florianópolis

14. Solar de Sintra

O Solar de Sintra é o lugar para experienciar um pedaço de Portugal em Florianópolis. O restaurante tem a gastronomia voltada para os frutos do mar, com pratos como bacalhau à lagareiro e lagosta. A decoração é pensada para ter uma atmosfera de Portugal e tem capacidade para 150 pessoas.

Localização: Edifício Campeche – Rod. José Carlos Daux, 5500 – loja 15 – Saco Grande

Horário de funcionamento: segunda a sábado: 12h às 15h, 19h30 às 23h

15. Taberna Ibérica

O Taberna Ibérica oferece um cardápio com pratos que procuram respeitar a tradição portuguesa e mediterrânea, mas experimentando novos ingredientes. O cardápio oferece opções de carnes, como filé, coelho e cordeiro, frutos do mar, como bacalhau, polvo e linguado, e massas. Um dos maiores atrativos do estabelecimento é a sua proximidade e vista da Ponte Hercílio Luz. 

Localização: R. Felipe Schmidt, 1333 – Centro

Horário de funcionamento: segunda a sexta: 18h às 00h e sábados: 12h às 15h, 18h às 00h

Disponível também no iFood 

Restaurante romântico em Florianópolis

16. Artusi Ristorante

Se você quer impressionar, o Artusi é uma das opções. O cardápio do estabelecimento oferece opções de entrada para que o casal possa compartilhar o jantar. Os pratos principais são carnes, peixes e camarão, além de risotos e massas – influência italiana no menu. 

O ambiente do Artusi é ideal para um jantar romântico, com mesas individuais e boa iluminação para criar uma atmosfera intimista. 

Localização: R. Bocaiúva, 2090 – Centro

Horário de funcionamento: segunda a sexta: 11h30 às 16h, 18h45 às 23h20 e sábados e domingos: 12h às 16h, 18h45 às 23h20

Disponível também no iFood 

17. Dolce Vita Restaurante

O Dolce Vita tem um cardápio com pratos rústicos, em um ambiente tranquilo e acolhedor. A decoração auxilia com o clima romântico do lugar e com música sutil. Para conseguir almoçar ou jantar no Dolce Vita, é necessário fazer uma reserva antecipada. 

Localização: Rua Laurindo Januário da Silveira, 1233 – Canto da Lagoa

Horário de funcionamento: quarta e quinta: 19h às 22h, sextas: 19h às 23h30, sábados: 12h às 16h, 19h às 23h30 e domingos: 12h às 16h

Disponível também no iFood 

Restaurantes à beira do mar em Florianópolis

18. Pier 54

O Pier 54 é uma das opções para quem deseja ter uma refeição com vista para o mar em Florianópolis. Localizado aos pés da Ponte Hercílio Luz, o estabelecimento foi fundado em 1999. O lugar tem uma arquitetura clássica, com ambiente aconchegante e música de piano. Estão disponíveis as opções à la carte, jantar e eventos.

O cardápio do Pier 54 é amplo, composto por petiscos, saladas, carnes, frutos do mar, risotos, massas e sobremesas.

Localização:  Av. Osvaldo Rodrigues Cabral, 1251 – Centro

Horário de funcionamento: segunda a sábado: 18h às 00h, quintas: 12h às 16h, 18h às 00h e domingos: 12h às 16h

Disponível também no iFood 

19. Rosso Restaurante

O Rosso Restaurante tem como especialidade da casa o polvo, mas tem no cardápio outros frutos do mar. O estabelecimento foi inaugurado em 2010 e fica próximo à Praia do Sambaqui. O local tem um ambiente agradável e relaxante, com vista para o mar.

Localização: Rod. Gilson da Costa Xavier, 201 – Santo Antônio de Lisboa

Horário de funcionamento: segunda a sábado: 11h40 às 23h20 e domingos: 11h40 às 17h

Disponível também no iFood 

More em Florianópolis

Preparado (a) para conhecer os diferentes tipos de culinária que estão presentes em Florianópolis? Depois de um jantar ou almoço em alguma das indicações que separamos para você, aproveite para conhecer o bairro e escolher o seu favorito! Morar na capital de Santa Catarina é estar em uma das cidades com melhor qualidade de vida do país e estar próximo às praias em todos os momentos.

Conte com a Pirâmides para encontrar o melhor imóvel em Florianópolis! 

Quer mais dicas de turismo pela cidade? Visite a praia de Jurerê Internacional: uma das mais famosas de Floripa