Quando o assunto é beleza, as praias de Florianópolis são inegavelmente um show à parte. No quesito democracia, o que não faltam são opções, pois cada local apresenta características e infra-estruturas diferenciadas, que possibilitam atender as expectativas dos mais diversos tipos de frequentadores, tudo dentro da mesma capital.

O número de praias existentes na ilha é, inclusive, motivo de várias discussões, podemos dizer que se tornou quase uma lenda urbana, onde alguns contabilizam 34 e outros contabilizam 100 ou até mais do que isso. No livro “Descortinando as 100 belas praias de Florianópolis”, escrito pelo professor e pesquisador de Ciências Humanas e Sociais, Nereu do Vale Pereira, elenca as melhores praias de florianópolis, as quais uma a uma, ressalta ter visto com os próprios olhos em um trabalho que uniu o seu talento às histórias contadas pelos moradores.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte possui em seu catálogo apenas 34 praias, e justifica o fato de apresentar somente as que são de fácil acesso aos turistas. Já outros estudiosos dizem ser mais de 34 e menos de 100, e que alguns fatores, como a maré cheia ou baixa, implicam no surgimento ou desaparecimento de praias, como é o caso da praia do Defunto, por exemplo, que muitas vezes desaparece em meio a maré.  

Praias Em Florianópolis                         

As praias em Florianópolis parecem ser desenhadas a mão para cada tipo de interesse. Seus cenários paradisíacos são dignos de espetáculos diários promovidos pela natureza e incrementados com uma boa recepção dos manezinhos da ilha, como são chamados os nascidos e crescidos na cidade.

As atrações disponíveis para turistas e moradores são inúmeras, se buscarem uma boa música, tem samba de raiz, groove, soul, rock, reggae e pop. Se a busca for por comida típica, tem polenta, tem fortaia (omelete de queijo), frutos do mar, cuca, massas, caldo de cana, enfim, variedade nunca há de faltar.

Quando o assunto é pé na areia, quem escolhe o Sul da Ilha da Magia encontra águas mais transparentes e geladas. Quem opta por seguir para o norte mergulha em águas mais quentes e praias mais badaladas. Já quem vai até a porção leste encontra boas ondas, ideais para quem curte surfar.

E é sobre as peculiaridades das melhores praias de Florianópolis que lhe convidamos a desvendar.

Praia De Jurerê 

A Praia de Jurerê é dividida pelas nomenclaturas de Praia de Jurerê Tradicional e Praia de Jurerê Internacional, elas não possuem uma separação física, mas sim atrações e comportamentos diferentes.

O público que vai a Jurerê Tradicional encontra uma vila tranquila, com muitas residências fixas, opções de passeios e uma boa comida típica. É um bom lugar para relaxar com a família. Quem vai até Jurerê Internacional pode esperar badalação. O local frequentado por muitos jovens e celebridades oferece o luxo de restaurantes, resorts, baladas e shows nacionais e internacionais.

Boas hospedagens são encontradas em ambas as praias, as quais novamente são separadas pelo público que as procura, Jurerê Internacional apresenta algumas das casas mais luxuosas do Brasil e grandes beach clubs. Já Jurerê

Tradicional oferta mais calma e tranquilidade em excelentes imóveis para alugar.

Praia Brava

Com sua areia fina, macia e amarela, a Praia Brava é o ponto de encontro de quem procura um pouco mais de aventura. De um lado, localiza-se a Ponta da Feiticeira e de outro, a famosa Ponta da Bota, entre as duas, à beira da praia ou a no máximo 400 metros dela, condomínios de edifícios bem estruturados, prontos para bem hospedar.

A Praia Brava tem características únicas, ladeada por costões, é uma praia aberta, com águas claras, ondas fortes e uma grande correnteza, ideal para quem é adepto à prática do surf.

Quem decide ir com a família também tem seu espaço, o único cuidado a ser tomado deve ser com o mar agitado, principalmente para as crianças, mesmo que o local conte com a presença de salva vidas, é sempre bom estar atento.

Praia De Lagoinha 

A Praia de Lagoinha, como é conhecida, na realidade se chama Lagoinha de Ponta das Canas, mas, por vezes, também é chamada de Lagoinha do Norte. Bom, independente da forma de chamar, a característica principal da Lagoinha são suas águas cristalinas, calmas e tranquilas, excelentes para quem procura calmaria a beira mar.

O contato com a natureza da Praia da Lagoinha é tanto, que quem traz as suas máscaras pode visualizar peixinhos nas piscinas formadas pelo mar. Com ótimas opções de restaurantes, lojinhas e atrações, é ideal para passeios em família e tem excelentes opções para se hospedar.

Praia Do Forte 

Situada entre Daniela e Jurerê Internacional, a Praia do Forte é um local tranquilo e familiar. Saborear frutos do mar entregues por restaurantes pé na areia, mergulhar em águas calmas, poder ver os barcos de pesca atracados ou saindo em direção ao fundo do mar. Essas são experiências rotineiras para quem frequenta a bela praia.

Ela não possui uma extensão tão grande, mas a faixa de areia é larga e a profundidade do mar demora a chegar. Em dias de maré baixa, é possível atravessar pelas pedras localizadas no Sul, chegando até Daniela, outra praia incrível da capital.

Praia De Joaquina

A Praia da Joaquina, ou Joaca, como é chamada pelos mais íntimos, é composta por aproximadamente 3 mil metros de extensão. Com sua areia branca e fina, possui um visual paradisíaco, águas esverdeadas, ondas fortes e longas, e uma correnteza acostumada a repuxar. Por serem cenário de muitos eventos de surf, as águas geladas da Joaca já foram surfadas por grandes nomes do esporte, inclusive em campeonatos internacionais.

Para quem prefere ficar na areia, os passeios nas dunas podem ser uma boa atração, já que o local é famoso pelo ‘sandboard’. Ainda na areia é possível comer um bom camarão e ser bem atendido pelos quiosques a beira mar.

À esquerda da praia o que chama atenção é o aglomerado de pedras, grandes e de uma beleza estonteante, são consideradas o ponto de encontro ideal para acordar cedo e assistir ao nascer do sol, considerado pelos frequentadores, um momento singular.

Ilha Do Campeche 

Localizada em frente à praia do Campeche, a Ilha do Campeche abriga parte importante do patrimônio arqueológico de Santa Catarina. O local é formado por costões e vegetação da Mata Atlântica, possui uma areia branca e fina e suas águas variam entre o verde e o turquesa, com poucas ondas e uma calmaria que só o Campeche pode proporcionar.

Para visitar a Ilha, existem regras a serem seguidas, isso porque ela está sob a gestão do IPHAN e de várias associações que auxiliam e cuidam deste patrimônio natural. Apenas um restaurante fica aberto o verão todo, por isso uma dica é que se levem lanches, bastante água e sacolas para coletar os lixos, sem deixar nada por lá.

Os barcos que levam até a ilha atracam na praia de Enseada, em uma faixa de 400m, lá é o ponto em que os turistas podem ficar. Existem trilhas e horários de mergulhos, mas para isso, é necessário que se busquem os guias de camisetas azuis, os quais são credenciados do IPHAN e estarão prontos para auxiliar.

Ficou em dúvida sobre qual é o melhor bairro de Florianópolis? Clique aqui.

Vem morar em Florianópolis

Uma das cidades com maior qualidade de vida do Brasil, a capital com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pelo PNUD das Nações Unidas, um cenário onde a natureza e a arquitetura se encontram e brindam a todos os que chegam a visitar.

São muitos os casos de turistas que vêm, passam as férias e logo em seguida voltam para morar em Florianópolis, o que se encontra aqui é realmente difícil de encontrar em qualquer outro lugar. A cidade é considerada segura, isso porque os índices de criminalidade são baixos. Possui escolas e Universidades que são referência em educação. Possui alta taxa de empregabilidade, um comércio forte e aquecido, e é considerada hoje um dos maiores polos de inovação e tecnologia do país. Quer ajuda para morar em Florianópolis? Clique aqui. 

Imobiliária em Florianópolis Pirâmides

Depois de conhecer mais sobre esse paraíso, quer conhecer uma Imobiliária em Florianópolis que lhe auxilie de forma transparente e segura? Conheça a Pirâmides. 

Além do atendimento digital, a Pirâmides conta com duas lojas – uma com foco em vendas e com plantões em empreendimentos, e outra com foco em aluguel, ambas com profissionais dispostos a lhe explicar sobre como é morar em Florianópolis. Clique aqui para acessar o site da Pirâmides e encontrar os melhores imóveis para morar em Floripa!