A Praça XV de Novembro, em Florianópolis, se destaca como um dos pontos turísticos mais importantes do Centro. Com uma história que remonta diretamente a fundação da cidade, esse espaço é um refúgio tranquilo.
Se você visitar a área histórica da capital, aproveite para conhecer essa indicação de passeio. Aproveite esse guia para entender o que você vai encontrar por lá.
A seguir, você lerá sobre:
Onde fica a Praça XV de Novembro?
A Praça XV de Novembro está localizada no Centro de Florianópolis, próxima a pontos turísticos como o Parque Metropolitano Francisco Dias Velho e a Praça Getúlio Vargas.
A região possui tráfego intenso, com a presença de avenidas como a Hercílio Luz e a Paulo Fontes.
História
A Praça XV de Novembro foi o local em que Francisco Dias Velho, fundador da cidade, estabeleceu a Vila de Nossa Senhora do Desterro. Local da primeira ocupação urbana da ilha, em 1673, a área começou a ganhar relevância com a construção de edifícios na região, como a Catedral Metropolitana de Florianópolis.
Porque a Praça XV de Novembro tem esse nome?
Posteriormente a sua criação, o ponto turístico recebeu o nome de “Praça XV de Novembro” em homenagem à Proclamação da República, que ocorreu em 15 de novembro de 1889.
O local também é conhecido como “Praça da Figueira”, devido a presença da árvore antiga.
Quantos anos tem a Figueira da Praça 15?
A Figueira Centenária, em Florianópolis, foi plantada no local em 1891. Nascida em 1871, a árvore é considerada um ponto turístico e histórico da cidade.
Considerada uma árvore histórica, devido a sua idade, a Figueira é sustentada por estruturas de metal para garantir a sua preservação.
O que fazer na Praça XV de Novembro?
A região da praça é histórica, com prédios antigos e é conhecida como um ponto de encontro para os moradores. Conheça as indicações de o que conhecer durante a sua visita à Praça XV de Novembro.
Aprecie a natureza e monumentos
O local é bem arborizado, com bancos e espaços para apreciar a natureza e um ambiente relaxante em meio ao Centro da cidade.
Na praça, há monumentos aos soldados que morreram na Guerra do Paraguai e bustos de catarinenses como Cruz e Souza e Victor Meirelles. Além disso, terças, quintas e sábados, os visitantes podem aproveitar itens de artesanato e gastronomia na Feira Magiarte Arte.
Visite o Museu Histórico de Santa Catarina
Situado no Palácio Cruz e Souza, uma edificação com paredes rosadas, o Museu Histórico possui um acervo repleto de itens históricos.
Devido a sua preservação, a área interna do Palácio Rosado possui uma bela arquitetura e decoração interna. Além disso, os visitantes podem conhecer exposições sobre a história de Florianópolis, com itens como obras de arte e documentos.
Conheça a Catedral Metropolitana de Florianópolis
Situada ao lado da Praça está a Catedral Metropolitana, um exemplo da bela arquitetura preservada no Centro. A construção do local iniciou em 1753 e possui um estilo arquitetônico neoclássico e barroco.
Por isso, a construção tornou-se um dos principais cartões postais da cidade, com belas paredes amarelas e aspecto antigo.
A Catedral abriga diversas pinturas, esculturas e objetos religiosos antigos, sendo um ponto de referência para católicos e pessoas que desejam conhecer mais sobre a história religiosa da ilha.
Guia: o que fazer no Centro de Florianópolis?
Além da Praça XV de Novembro, a região central da ilha apresenta prédios históricos, restaurantes com culinárias diversas, áreas para lazer e muito mais. Sendo uma área culturalmente diversa, apreciar as belezas do Centro é uma das principais atrações para quem visita Floripa.
Acesse o blog da Pirâmides para conhecer as indicações de como aproveitar o bairro.
- Artigo Anterior O que é empreendimento imobiliário? Conheça o conceito
- Próximo Artigo Primeiro imóvel: guia completo para comprar o seu