Fernando Azevedo

Quer entender como comprar um imóvel na planta? Essa modalidade é uma das principais para investir no mercado imobiliário. Os proprietários podem aproveitar condições de pagamento mais vantajosas e ainda ter a chance de personalizar o espaço conforme as suas preferências. 

Neste guia, você entende desde o conceito de imóvel na planta até os detalhes do processo de compra e a documentação necessária. Assim, você terá uma visão clara sobre esse investimento.

A seguir, você encontrará:

O que é apartamento na planta?

Uma propriedade na planta é uma unidade residencial ainda em fase de projeto ou construção. Nesse caso, a compra é baseada em projetos arquitetônicos e plantas baixas, sendo adquirida antes da conclusão.

Essa é uma opção interessante para quem deseja planejar a aquisição com antecedência, aproveitando condições de pagamento flexíveis e com a opção de personalizar detalhes do imóvel.

Comprar apartamento na planta vale a pena?

Sim, a compra é vantajosa para quem busca um investimento a longo prazo e quer aproveitar condições de pagamento mais atrativas.

Com um preço mais acessível do que um imóvel pronto, o comprador pode escolher acabamentos, definir detalhes e escolher a unidade que mais deseja.

Essa é uma oportunidade para acompanhar o progresso da construção. Assim, o comprador pode personalizar o espaço e planejar com calma a mudança.

Como comprar apartamento na planta?

Comprar uma propriedade na planta, assim como outras formas de investimento, exige planejamento e cuidado com detalhes. Entre as principais recomendações para adquirir uma unidade na planta são:

1. Defina um orçamento

Investir em imóveis requer planejamento para evitar problemas financeiros futuros. Por isso, determine quanto será pago de entrada e quanto será financiado. Lembre-se de incluir no cálculo os custos adicionais na compra do imóvel, como taxas de cartório, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e, eventualmente, a escritura.

2. Escolha a localização e características desejadas

Decida a região onde deseja morar, considerando fatores como proximidade de trabalho, escolas, transporte público e infraestrutura de lazer.

Também analise aspectos relacionados ao empreendimento e ao imóvel. Defina qual a metragem ideal, número de quartos e vagas de garagem que atendam às suas necessidades.

3. Pesquise as construtoras

Escolha uma construtora com boa reputação no mercado. Pesquise sobre a qualidade dos empreendimentos já entregues, o cumprimento dos prazos e a satisfação dos clientes via avaliações em sites e redes sociais.

Fazer negócio com uma construtora que cumpre prazos e preza pela qualidade do projeto é uma das melhores formas de garantir um bom investimento.

Explore o portfólio de empreendimentos disponíveis para entender se há opções que atendam aos aspectos do imóvel ideal definido anteriormente.

4. Analise condições de pagamento

A compra de um apartamento na planta costuma oferecer flexibilidade nas condições de pagamento. Aproveite para negociar as parcelas de entrada e, se for realizar um financiamento imobiliário, entre em contato com instituições financeiras para consultar qual será o valor disponibilizado.

A análise para a disponibilidade de crédito também considera as características e condições do empreendimento. Por isso, escolher uma construtora com um histórico confiável pode aumentar as chances de sucesso em um financiamento.

Avalie também se as condições estão dentro do seu orçamento e se as parcelas cabem no seu bolso a longo prazo.

5. Assine o contrato e acompanhe a obra

Após escolher o imóvel e realizar o financiamento, assine o contrato de compra da unidade escolhida. O documento de compra de um imóvel deve conter detalhes como o prazo de entrega, as especificações técnicas do imóvel, as condições de pagamento e as multas por atraso.

Após assinar o contrato, acompanhe o progresso da obra. Por ser um processo que leva anos para ser concluído, informe à construtora que você deseja receber atualizações sobre o andamento da construção.

Quando a obra estiver concluída, a construtora agendará a entrega das chaves.

O que é preciso para comprar um apartamento na planta?

A documentação necessária para comprar uma unidade na planta inclui:

  • RG e CPF;
  • certidão de nascimento ou estado civil;
  • comprovante de residência;
  • holerite (últimos três comprovantes);
  • declaração do imposto de renda;
  • extrato bancário (últimos três meses).

Vantagens de morar em um imóvel com espaço gourmet

As áreas de lazer de um empreendimento também são um ponto de atenção antes de adquirir uma propriedade. Consideradas fatores decisivos para a valorização do bem, elas também influenciam na qualidade de vida e rotina dos moradores.

Um dos ambientes mais procurados são os espaços gourmet, uma área de convivência para a prática de atividades gastronômicas. Acesse o blog para entender mais.

Fernando Azevedo

Fernando Azevedo é diretor comercial da Pirâmides Imóveis. Formado em Direito, é advogado especialista em direito imobiliário e corretor de imóveis com MBA em gestão empresarial. Desde 2004 na empresa, participou da estruturação do setor de locação e de vendas de imóveis de terceiros. CRECI/SC 11.458 - OAB/SC 20.650