Duas pessoas apertando as mãos sobre um contrato de imóvel.

Durante os períodos de crise, investir em imóveis se mostrou uma forma segura de garantir uma renda mensal e possuir um bem com potencial de valorização. O mercado imobiliário apresentou movimentações importantes nos últimos anos e há oportunidades para quem deseja investir. 

De acordo com o Imobi Report, a alta nos financiamentos imobiliários demonstra o crescimento do setor e deve ser observada como um dos indicadores para descobrir se o momento é adequado para comprar imóveis no Brasil.

No entanto, para quem deseja aproveitar essas oportunidades de retorno financeiro, há fatores que precisam ser considerados para encontrar o imóvel ideal.

O que você verá neste artigo:

Investir em imóveis vale a pena?

Sim, vale a pena investir em imóveis. As propriedades são tipos de investimento que têm seus preços ajustados de acordo com a inflação. Além disso, eles são fonte de renda passiva e itens estáveis para aplicação de dinheiro, diferentes de joias, carros e bolsas de valores.

Mas, para aproveitar as oportunidades de investir, é preciso considerar alguns fatores. A propriedade adquirida pode diminuir ou melhorar o seu valor de acordo com a região, tamanho, acabamentos e condições do imóvel. 

Por isso, é recomendado a busca criteriosa das melhores opções disponíveis no mercado da sua região. Há diversas alternativas: casas, apartamentos, penthouses, terrenos, lotes, imóveis em condomínios e imóveis de alto padrão. Todos possuem as suas vantagens e se adequam a diferentes perfis de investidores.

A pergunta é: quais são as vantagens de investir no mercado imobiliário?

5 vantagens que mostram por que vale a pena investir em imóveis

Estabilidade dita o tom das aplicações no setor imobiliário. A segurança de rentabilidade sem correr riscos grandes, certamente, é um dos principais pontos que atraem muitos investidores para o mercado. 

Essa é uma característica natural do setor de imóveis e se deve ao fato de que comprar uma casa ou apartamento é a garantia de adquirir um bem que tende a valorizar ao longo do tempo.

1. Segurança para o investidor

É claro que a segurança é o principal fator que traz muitos investidores ao setor imobiliário. É fato que, uma vez que se mantenha a qualidade estrutural do imóvel e o vigor da região onde a propriedade está localizada, é muito difícil que ela perca seu valor. A tendência é justamente contrária, ou seja, que a região se desenvolva e estabeleça novas praticidades a seus moradores, valorizando todo o entorno.

Alocar parte dos seus investimentos no mercado imobiliário pode ser uma fonte de renda mensal. Isto porque mesmo quando o momento não é favorável para venda, o aluguel será uma opção interessante para quem possui uma propriedade parada e gerando custos com condomínio e IPTU, por exemplo. 

Os imóveis são considerados bens de baixo risco pois seu valor, raramente, é desvalorizado, diferente de outras formas de investimento, como bolsa de valores. Este se torna um dos principais fatores para quem busca investir no mercado, mas prefere apostar na segurança de comprar um imóvel. 

Para ilustrar isso, um grande exemplo é o que ocorreu durante a pandemia da COVID-19. Ao passo que a bolsa chegou a sofrer uma queda de 39,28% em dois meses e o preço do petróleo ficou negativo, o valor dos imóvel não sofreu nenhuma alteração. Além disso, o mercado permaneceu aquecido pelo aumento na procura de imóveis próximos à natureza.

2. Expectativa de valorização do imóvel 

Os bens imobiliários sofrem valorização a cada ano, sempre acompanhando a inflação. Tradicionalmente, o setor tem um histórico positivo de valorização ao longo dos anos. 

Um imóvel é um bem duradouro, seja uma casa, apartamento ou comercial e tende a sofrer valorização ao longo dos anos. Caso o objetivo seja alugar o imóvel, estima-se que o retorno completo do investimento se dê em poucos anos. Isso significa que tudo o que você receber mensalmente após este período é lucro extra e serão necessários apenas gastos com manutenção para manter o patrimônio relevante e atraente para os inquilinos.

Com uma imobiliária experiente responsável pela locação do seu imóvel, o processo de aluguel fica ainda mais simples, prático e sem burocracias desnecessárias.

3. Diversas formas de investimento

O mercado imobiliário conta com diversas opções para quem busca investir. São casas, apartamentos, terrenos e fundos imobiliários são algumas opções. 

A diversidade de tipos de investimentos são grandes atrativos, pois oferecem possibilidades para todos que buscam investir. 

4. Possibilidade de renda passiva

Uma das razões para investir em imóveis é a possibilidade de renda passiva, através da locação do imóvel. A renda passiva é aquela onde o valor é recebido sem necessidade de trabalho. No caso do aluguel de imóveis, como casas, apartamentos ou terrenos, essa opção é ideal para manter o imóvel conservado com o tempo e conseguir retorno financeiro mensal.

Em cidades com grande apelo turístico, como Florianópolis, há a possibilidade de alugar imóveis por temporada, o que garante renda nos períodos onde a cidade está mais movimentada. 

5. Alta do déficit habitacional

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, com base em dados de 2019, o Brasil sofre com um déficit de, pelo menos, 5,8 milhões de residências para que toda a população seja atendida com moradia. Assim, com o aumento populacional ano a ano, cresce também a procura por unidades para locação.

Vale destacar também que, até 2025 haverá demanda de 14,5 milhões de novas moradias no Brasil, segundo a Fundação Getúlio Vargas.

Esse é um indicador chave para quem pensa em investir no mercado imobiliário comprando imóveis para alugar. 

 

Dicas de como investir em imóveis

Para investir no mercado imobiliário com segurança, separamos algumas dicas para que você esteja preparado (a) para investir!

1. Entenda os seus objetivos

Para começar a investir, é importante compreender quais são os seus objetivos. Dessa forma, será possível escolher quais são os imóveis mais adequados para o retorno que você deseja. 

Para quem não possui um valor grande de capital, uma das opções é procurar por terrenos. Eles são investimentos que apresentam um retorno de médio a longo prazo. Essa opção também oferece a flexibilidade necessária para a construção de imóveis do seu jeito. Casa, lojas comerciais ou apartamentos: a escolha é do proprietário. 

Por outro lado, empreendimentos são apartamentos que já foram planejados e estão em construção ou prontos para morar. Em geral, ficam bairros localizados em bairros com infraestrutura de qualidade para os futuros moradores e oferecem oportunidades de investimento para unidades que podem ser alugadas posteriormente.

É importante que o investidor entenda se o imóvel é a opção escolhida que proporciona o retorno desejado.

2. Conheça os fundos imobiliários

Há mais de um tipo de investimento imobiliário disponível para você investir no mercado imobiliário. 

O Fundo de Investimento Imobiliário, conhecido como FII, é uma maneira de investir no mercado, sem adquirir um imóvel. Os investidores podem comprar cotas de um fundo na bolsa de valores. Os fundos disponíveis são:

  • Fundos de Tijolos: Imóveis já existentes, onde a renda é referente ao aluguel ou venda;
  • Fundos de Papel: Investimentos voltados para ativos do mercado, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI);

3. Tenha ajuda de profissionais

Mesmo com muita leitura e conhecimento sobre o assunto, é sempre indicado que, quem deseja investir, conte com a ajuda de um profissional. 

Escolher o investimento correto, acompanhar as negociações e analisar quais são os momentos de oportunidade e risco pode ser complexo para quem não está começando a investir.

Por isso, são indicados profissionais e especialistas do mercado imobiliário para auxiliar com todas as burocracias e entender como você pode proteger o seu investimento.


Investir em imóveis para alugar é um bom negócio?

De forma geral, sim. No entanto, é necessário entender se o imóvel está adequado para a habitação e se possui características importantes que vão ser valorizadas durante a divulgação para atrair possíveis inquilinos. 

Colocar um imóvel para alugar é uma forma de não deixar o imóvel sem função, mesmo que você não esteja disposto(a) a colocá-lo para a venda. A renda obtida por essa transação é chamada de passiva, pois garante um retorno mensal, mesmo que você não precise trabalhar para isso. 

Como investir em imóveis para alugar? 

Para investir em imóveis para alugar, o investidor precisa estar atento se há demanda no bairro onde está a propriedade. Além disso, em alguns casos, são necessárias melhorias no imóvel para torná-lo mais atrativo para inquilinos, como pinturas, troca de pisos e outras reformas. 

Após essas etapas, é preciso definir o valor do imóvel. Para escolher o valor do imóvel, é necessário cautela. Se for escolhido um valor acima do que for esperado pelo mercado, é possível que o imóvel não seja valorizado. Este é um fator que pode atrasar o processo de locação. 

Para colocar um imóvel para alugar, é recomendado o auxílio de uma imobiliária para que a propriedade seja conservada durante a locação e o aluguel seja garantido.

Leia também: Como calcular o retorno sobre investimento em imóveis?

 

Vale a pena vender imóvel para investir?

Depende do que está sendo feito com o imóvel e para onde será direcionado o dinheiro. 

A venda do imóvel depende das suas condições, localização e imobiliária, e pode demorar mais do que o desejado pelo proprietário. Por isso, se a propriedade está vazia e, portanto, não gera renda, a opção mais viável é colocá-la para locação.

Caso seja feita a venda do imóvel, o ex-proprietário precisa ter a clareza de qual será o próximo investimento que será feito. É preciso considerar que o mercado apresenta riscos e irregularidades que podem apresentar problemas para investimentos de alto risco e volatilidade. 

Por isso, uma forma de investir o dinheiro obtido por um imóvel que fazia parte da sua carteira de investimentos são os empreendimentos. Os lançamentos, residenciais ou comerciais, são patrimônios que costumam valorizar o bairro onde estão localizados.

Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, iluminada a noite. O texto à esquerda "Invista em Florianópolis: Conheça os empreendimentos disponíveis. Clique aqui"

Investir em imóveis na planta é um bom negócio?

Os imóveis na planta são ideais para quem ainda precisa de tempo para se planejar. Ao adquirir um apartamento ou casa que ainda está sendo finalizado, o prazo para garantir a quantia necessária para os custos adicionais da compra, móveis e decoração é maior. 

Outra vantagem seria o valor. Quem adquire um imóvel na planta, em geral, consegue valores mais baixos pelo lançamento. É comum que esses imóveis se tornem mais valorizados após a sua construção, o que garante que o novo proprietário consiga o seu retorno de investimento. 

Além disso, outra vantagem é a personalização do seu novo lar. Há casos onde é possível fazer alterações na estrutura do imóvel enquanto ele ainda está sendo construído. 

 

Por que investir em imóveis em Florianópolis?

Florianópolis é uma ótima cidade para quem deseja investir em imóveis. A capital de Santa Catarina possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,847, o terceiro maior do Brasil. O dado é definido para avaliar as melhores cidades para morar no Brasil. 

Por ser a capital de Santa Catarina, a cidade possui a infraestrutura necessária para oferecer conforto e praticidade para os moradores. A ilha possui desde shoppings, escolas, opções diversificadas de comércio, transporte público e a presença da Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC.

Além da qualidade de vida garantida para os moradores, Floripa oferece diversas opções culturais e de lazer. Com praias de águas cristalinas, dunas e outras atrações, Florianópolis se tornou uma cidade turística muito visitada no sul do Brasil.

Aliando um ótimo IDH com o seu potencial turístico, Florianópolis se tornou uma cidade que garante estabilidade para os moradores e a valorização das propriedades da capital.

 

Como a Pirâmides pode ajudar você a investir?

Como vimos, a queda dos juros e a perspectiva de investimento seguro e rentável levam investidores a buscar imóveis para diversificar a carteira de investimentos. Uma boa forma de encontrar a propriedade com as características que garantem uma boa rentabilidade e perspectivas de locação rápida, é contar com uma imobiliária eficiente e especializada.

A Pirâmides está localizada em Florianópolis e possui inúmeros imóveis disponíveis para cada perfil. Entre em contato com os nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!