Melhores bairros para morar em Florianópolis

Florianópolis é a terceira capital com melhor qualidade de vida do país. Com IDH (índice de desenvolvimento humano) em 0.847, considerado muito alto, a cidade atrai moradores e turistas por suas belas praias e ótima infraestrutura. 

O título de “ilha da magia” faz cada vez mais sentido, uma vez que a cidade é capaz de reunir natureza, patrimônio histórico preservado e desenvolvimento social em uma só localidade. Tanto que, muitos turistas que visitam o lugar acabam voltando para morar e a população da cidade está em 508 mil, um aumento de 20% em relação aos últimos 10 anos.

São apenas 675,4 Km², mas a região abriga praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas em meio à mata atlântica, construções coloniais, sítios arqueológicos, bares e boates e restaurantes estrelados. Por isso é importante conhecer cada canto da cidade para saber qual é o melhor lugar para você morar.

Para te ajudar a saber mais sobre a Ilha da Magia, preparamos este post contando um pouco mais sobre os melhores bairros para morar em Florianópolis. Boa leitura!

Morar em Florianópolis

Com mais de 500 mil habitantes, Floripa é composta pela Ilha de Santa Catarina, pela parte continental e por pequenas ilhas circundantes. Com belas praias – no total, são mais de 100 – e paisagens naturais exuberantes, a capital catarinense se destaca também pela ampla estrutura turística e pela cultura açoriana, que influencia a arquitetura, a gastronomia e o folclore locais.

Com economia baseada em setores como tecnologia de informação, turismo e serviços, é ainda um polo estudantil, concentrando instituições de ensino superior como a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade do  Estado de Santa Catarina.

Um pouco de história

Um fato histórico curioso sobre a ilha é que a história da presença humana por aqui é datada de aproximadamente 4.500 anos atrás e está intimamente ligada à cultura dos Sambaquis. Sambaqui é uma palavra de origem tupi-guarani que significa “monte de conchas” e se refere aos sítios arqueológicos formados por depósitos de cascas de moluscos como ostras e berbigões.

Os primeiros colonizadores da ilha eram náufragos e desertores de algumas expedições marítimas, mas a fundação de Florianópolis só ocorreu oficialmente em 1675, com a chegada do bandeirante Francisco Dias Velhos. 

Entretanto, a ocupação do território só tomou impulso entre 1747 e 1756 com a chegada de cerca de 5 mil imigrantes açorianos trazidos de Portugal para colonizar a ilha e o litoral catarinense.

Agora que você já conheceu um pouco sobre a cidade e sua história, confira quais são os melhores bairros para morar em Florianópolis.

Itacorubi

Itacorubi: melhores bairros para morar em Florianópolis

Um dos bairros que mais chama a atenção de quem busca imóveis em Florianópolis, o Itacorubi fica em uma localização privilegiada, no eixo central da cidade. Do local, é possível acessar o caminho para as praias do Leste e para a Lagoa da Conceição – um dos cartões postais de Floripa.

Situado na bacia do Rio Itacorubi, o bairro faz divisa com Santa Mônica, Córrego Grande e Trindade. Além da vantagem de estar próximo do centro, possui ótima infraestrutura, comércio e serviços, incluindo também ciclovias.

Estão instalados no Itacorubi órgãos do poder público e o campus da Udesc. Outros pontos de destaque da região são o Jardim Botânico e a via gastronômica, na Avenida Madre Benvenuta, que reúne uma variedade de restaurantes, bares e cafés.

Estreito

Estreiro: melhores bairros para morar em Florianopolis

O Estreito também é um bairro bastante procurado por quem busca imóveis em Florianópolis. Porta de entrada para a ilha, esse bairro possui 

infraestrutura completa, com opções de comércio, serviços e entretenimento. É na Avenida Fúlvio Aducci que se concentra a maior parte do comércio e das opções gastronômicas da região. O bairro também é referência em serviços hospitalares.

O destaque do Estreito é o acesso à Ponte Hercílio Luz, um dos principais símbolos de Floripa. Mas, não é o único. A região tem várias opções para curtir ao ar livre como o Bosque Pedro Medeiros – com trilhas ecológicas e áreas para piqueniques – e a Praça Nossa Senhora de Fátima – com quadra poliesportiva e playground.

E ainda a Avenida Beira-mar Continental, principal ponto para quem deseja aproveitar a orla para um passeio ou para a prática de atividades físicas. Com tudo isso à disposição dos moradores, o bairro Estreito, em Florianópolis, conta com ótimas opções de condomínios e de prédios residenciais.

Centro

Centro: melhores bairros de Florianópolis

O centro de Florianópolis, mais antigo bairro da cidade, fica na ponta Oeste da ilha. A conexão do centro com as regiões continental e metropolitana ocorre por meio das pontes.

Com ampla área de comércio e de serviços, possui grande movimento durante o dia. Já, à noite, a agitação concentra-se nas avenidas Hercílio Luz e Beira-mar Norte e a Rua Bocaiúva, endereços de bares e restaurantes.

É no centro que estão alguns dos principais pontos turísticos da ilha: a Ponte Hercílio Luz, o Mercado Público, o Largo da Antiga Alfândega e o conjunto arquitetônico luso-brasileiro, com prédios históricos dos séculos 17 e 18. Também se destacam na região vários museus e a Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Agronômica

Bairro nobre de Florianópolis, o Agronômica possui perfil residencial. Localizado na região central da cidade, é um dos bairros mais valorizados da capital catarinense. Considerada uma região segura, quem mora no bairro tem entre as vantagens estar próximo da orla, na Avenida Beira-mar Norte.

Além da ótima infraestrutura urbana, conta com opções culturais, entre elas o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), o Teatro Ademir Rosa e a Academia Catarinense de Letras (ACL). Outro destaque do bairro é a Federação Catarinense de Tênis, que conta com quadras para a prática do esporte e escolinha.

Com perfil mais residencial, o bairro Agronômica, em Florianópolis, tem recebido vários empreendimentos imobiliários de alto padrão. 

Coqueiros

O bairro Coqueiros, em Florianópolis, encanta pela mais bela vista da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. Próximo do Centro da cidade, é destaque pela ótima infraestrutura e ampla rede de comércio e de serviços.

Reúne três praias de Floripa: do Riso, da Saudade e do Meio, com orla urbanizada, calçadão para caminhadas e, aos domingos, liberação de parte da via beira-mar como ciclofaixa. Também fica na região uma via gastronômica, com estabelecimentos das mais variadas especialidades, entre elas os frutos do mar.

Tem ainda outras opções para atividades ao ar livre como o Parque de Coqueiros, que conta com ciclovia, pista para caminhada, lago, quadras poliesportivas e playground. O local sedia o Festival da Primavera com atrações culturais e de lazer.

Encontre o seu lugar em Florianópolis

Depois de conferir quais são os melhores bairros de Florianópolis, que tal encontrar o seu imóvel ideal para viver aqui? Conte com a Pirâmides Imóveis e todo o nosso conhecimento no mercado imobiliário da região para encontrar o melhor negócio para você.

A Pirâmides possui um time de especialistas no mercado imobiliário de Florianópolis e pode indicar as melhores opções de compra ou aluguel para o seu perfil nos 5 bairros destacados. 

Entre as facilidades para quem busca imóveis em Florianópolis está a variedade de garantias locatícias da Pirâmides – alugue sem fiador. Quer saber mais? Entre em contato com um consultor.