Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante o pôr do sol.
Pirâmides Imóveis

Florianópolis é a terceira capital com melhor qualidade de vida do país. Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 0.847, considerado muito alto, a cidade atrai moradores e turistas por suas belas praias e ótima infraestrutura. 

O título de “ilha da magia” faz cada vez mais sentido, uma vez que a cidade é capaz de reunir natureza, patrimônio histórico preservado, infraestrutura e desenvolvimento social em uma só localidade. Muitos turistas que visitam o lugar acabam voltando para morar, cenário que fez aumentar em 20% o tamanho da população em relação aos últimos 10 anos, segundo dados do IBGE.

Está pensando em mudar de endereço? Preparamos esse post contando um pouco mais sobre Florianópolis e os melhores bairros para morar:

 Atenção às dicas, quem sabe o seu próximo destino não está por aqui, não é mesmo?! Boa leitura!

Qual o melhor bairro para morar em Florianópolis?

Boas regiões para morar é o que não faltam em Florianópolis. A capital de Santa Catarina abriga praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas, turismo de aventura em meio à mata atlântica, construções coloniais, sítios arqueológicos, bares e boates, inúmeras opções de lazer e restaurantes estrelados. 

Com mais de 500 mil habitantes, Floripa, como é carinhosamente chamada pelos nativos e por quem a visita, é composta pela Ilha de Santa Catarina, pela parte continental e por pequenas ilhas circundantes. Com belas praias – no total, são mais de 100 – e paisagens naturais exuberantes, a capital catarinense se destaca também pela ampla estrutura turística e pela cultura açoriana, que influencia a arquitetura, a gastronomia e o folclore local.

Com economia baseada em setores como tecnologia da informação, turismo e serviços, é ainda um polo estudantil, concentrando instituições de ensino superior como a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade do  Estado de Santa Catarina – Udesc.

A cidade oferece qualidade de vida tanto para quem gosta de movimento, como para quem prioriza uma vida mais tranquila. Por isso é importante conhecer cada canto da cidade para saber qual é o melhor lugar para você morar. 

Confira abaixo alguns bairros que se destacam na procura por imóveis residenciais.

1. Itacorubi 

Um dos bairros que mais chama a atenção de quem busca imóveis em Florianópolis, o Itacorubi fica em uma localização privilegiada, no eixo central da cidade. Do local, é possível acessar o caminho para as praias do Leste e para a Lagoa da Conceição – um dos cartões postais de Floripa.

Situado na bacia do Rio Itacorubi, o bairro faz divisa com Santa Mônica, Córrego Grande e Trindade. Além da vantagem de estar próximo do centro, possui ótima infraestrutura, comércio e serviços. 

Seja qual for o seu destino, no Itacorubi você encontra facilidade para se deslocar até outras regiões da cidade. Além disso, essa mobilidade não se resume a carros e transportes coletivos: o bairro também conta com uma grande ciclovia que facilita o deslocamento de bicicleta com segurança.

Estão instalados no Itacorubi órgãos do poder público e o campus da Udesc. Outros pontos de destaque da região são o Jardim Botânico e a via gastronômica, na Avenida Madre Benvenuta, que reúne uma variedade de restaurantes, bares e cafés.

Casal com seus filhos em um novo lar, o texto à esquerda diz "Quero morar no Itacurubi: ver imóveis"

2. Estreito

O Estreito também é um bairro bastante procurado por quem busca imóveis em Florianópolis. Porta de entrada para a ilha, esse bairro possui infraestrutura completa, com opções de comércio, serviços e entretenimento. É na Avenida Fúlvio Aducci que se concentra a maior parte do comércio e das opções gastronômicas da região. O bairro também é referência em serviços hospitalares.

O destaque do Estreito é o acesso à Ponte Hercílio Luz, um dos principais símbolos de Floripa. Mas, não é o único. A região tem várias opções para curtir ao ar livre como o Bosque Pedro Medeiros – com trilhas ecológicas e áreas para piqueniques – e a Praça Nossa Senhora de Fátima – com quadra poliesportiva e playground.

E ainda a Avenida Beira-mar Continental, principal ponto para quem deseja aproveitar a orla para um passeio ou para a prática de atividades físicas. Com tudo isso à disposição dos moradores, o bairro Estreito, em Florianópolis, conta com ótimas opções de condomínios e de prédios residenciais.

No quesito saúde, o bairro Estreito é referência, já que lá estão localizados o Hospital Florianópolis, a Policlínica do Continente e diversas outras clínicas, facilidade que não dá para abrir mão, principalmente quando se tem crianças em casa.

Outro destaque que trazemos sobre o bairro é o que faz brilhar os olhos dos amantes de futebol e da cultura: o Estreito abriga o Estádio Orlando Scarpelli, sede do Figueirense Futebol Clube, que recebe os jogos dos principais campeonatos de futebol do país e serve de palco para grandes eventos culturais da cidade.

Casal com seus filhos em um novo lar, o texto à esquerda diz "Quero morar no Estreito: ver imóveis"

3. Centro

O Centro de Florianópolis, mais antigo bairro da cidade, fica na ponta Oeste da ilha. A conexão do centro com as regiões continental e metropolitana ocorre por meio das pontes.

Com ampla área de comércio e de serviços, possui grande movimento durante o dia. Já à noite, a agitação concentra-se nas avenidas Hercílio Luz e Beira-mar Norte e na Rua Bocaiúva, endereços de bares e restaurantes.

É no centro que estão alguns dos principais pontos turísticos da ilha: a Ponte Hercílio Luz, o Mercado Público, o Largo da Antiga Alfândega e o conjunto arquitetônico luso-brasileiro, com prédios históricos dos séculos 17 e 18. Também se destacam na região vários museus e a Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Casal com seus filhos em um novo lar, o texto à esquerda diz "Quero morar no Centro ver imóveis"

4. Agronômica

Bairro nobre de Florianópolis, o Agronômica possui forte perfil residencial. Localizado na região central da cidade, é um dos bairros mais valorizados da capital catarinense. Considerada uma região segura, quem mora no bairro tem entre as vantagens estar próximo da orla, na Avenida Beira-mar Norte.

Além da ótima infraestrutura urbana, conta com opções culturais, entre elas o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), o Teatro Ademir Rosa e a Academia Catarinense de Letras (ACL). Outro destaque do bairro é a Federação Catarinense de Tênis, que conta com quadras para a prática do esporte e escolinha.

Com perfil mais residencial, o bairro Agronômica, em Florianópolis, tem recebido vários empreendimentos imobiliários de alto padrão.

Casal com seus filhos em um novo lar, o texto à esquerda diz "Quero morar no Agronômica ver imóveis"

5. Coqueiros

O bairro Coqueiros, em Florianópolis, encanta pela bela vista da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. Próximo do Centro da cidade, é destaque pela ótima infraestrutura e ampla rede de comércio e de serviços.

Reúne três praias de Floripa: do Riso, da Saudade e do Meio, com orla urbanizada, calçadão para caminhadas e, aos domingos, liberação de parte da via beira-mar como ciclofaixa. Também fica na região uma via gastronômica, com estabelecimentos das mais variadas especialidades, entre elas os frutos do mar.

Tem ainda outras opções para atividades ao ar livre como o Parque de Coqueiros, que conta com ciclovia, pista para caminhada, lago, quadras poliesportivas e playground. O local sedia o Festival da Primavera com atrações culturais e de lazer.

Casal com seus filhos em um novo lar, o texto à esquerda diz "Quero morar no Coqueiros ver imóveis"

Encontre o seu imóvel em Florianópolis

Depois de conferir nossas dicas dos melhores bairros de Florianópolis, que tal encontrar o seu imóvel ideal para viver aqui? Conte com a Pirâmides Imóveis e todo o nosso conhecimento no mercado imobiliário da região para encontrar o melhor negócio para você. Morar na capital de Santa Catarina é estar em uma das cidades com melhor qualidade de vida do país e estar próximo às praias em todos os momentos.

A Pirâmides possui um time de especialistas no mercado imobiliário de Florianópolis e pode indicar as melhores opções de compra ou aluguel para o seu perfil nos 5 bairros destacados. 

Entre as facilidades para quem busca imóveis em Florianópolis está a variedade de garantias locatícias da Pirâmides, como o aluguel sem fiador. Quer saber mais? Entre em contato com um consultor.

Leia também: 19 restaurantes em Florianópolis que você precisa conhecer.