Conheça quais são as garantias locatícias que aceitamos aqui na Pirâmides Imóveis. Saiba como alugar um imóvel em Florianópolis com uma delas. 

No momento de procurar imóveis para alugar em Florianópolis, é comum surgirem dúvidas sobre as possibilidades de garantias locatícias.

Um dos grandes medos de quem aluga um imóvel é saber se irá receber os aluguéis em dia. As imobiliárias sempre realizam uma análise detalhada dos potenciais locatários, mas nem sempre é possível antecipar imprevistos financeiros.

Dessa forma, a garantia locatícia torna-se fundamental para dar mais segurança aos donos dos imóveis alugados.

Assim, esse é um ponto importante no momento de fechar um contrato de locação, tanto para o locador, quanto para o locatário. Aqui, na Pirâmides Imóveis, aceitamos 4 tipos de garantia locatícia.

Confira a seguir o que é garantia locatícia, quais são as modalidades e como cada uma funciona.

 O que é garantia locatícia?

Em linhas gerais, as garantias locatícias têm como objetivo proteger o proprietário de um imóvel que está sendo alugado, caso o locatário tenha dificuldades em cumprir com o aluguel.

No momento de alugar um imóvel, é comum o locador ter o receio se irá receber em dia os pagamentos acordados.

Imprevistos financeiros podem acontecer com o inquilino, assim como outros problemas, e a garantia locatícia é importante para deixar o proprietário mais tranquilo.

 Tipos de garantia locatícia

Se você está procurando imóveis em Florianópolis, elencamos abaixo os principais tipos de garantia locatícia para esclarecer as suas dúvidas.

CredPago: alugue com o cartão de crédito

Essa forma de garantia locatícia é relativamente nova no mercado, mas já é adotada por diversas imobiliárias.

Nessa modalidade, a fiança locatícia é pautada somente no limite do cartão de crédito dos locatários.

Uma grande vantagem é que a contratação pode ser feita totalmente online, após uma análise digital rápida, que apura os hábitos de compra e os dados de cartão de crédito fornecidos pelo inquilino.

É possível adicionar cartões de crédito de até 4 pessoas em cada contrato. Em alguns casos, é obrigatório ter um ou mais corresponsáveis para a locação do imóvel.

Seguro Fiança

Entre as garantias locatícias, uma das mais comuns é o seguro fiança, que garantirá o pagamento do aluguel em situações de inadimplência por parte do inquilino.

Ou seja, o locatário realiza a contratação de uma apólice de seguro, pagando uma quantia. Em caso de um imprevisto ou irregularidade, esse seguro fiança pode ser acionado.

Geralmente, a apólice é válida por um ano, sendo necessária a sua renovação depois desse período.

O valor da apólice varia de acordo com a análise de crédito da pessoa que está alugando. É importante ter em mente que o locatário não recebe de volta o valor investido.

Uma vantagem é que essa modalidade disponibiliza alguns serviços ao inquilino, como auxílio elétrico e hidráulico, chaveiro 24h, etc.

Título de Capitalização

Outra opção para os locatários é adquirir um título de capitalização como garantia no contrato de locação. De acordo com a lei, é preciso que o título tenha essa finalidade específica para funcionar como garantia locatícia.

Uma das vantagens dessa modalidade é a facilidade: o inquilino precisa apenas encontrar uma empresa que faça a emissão de títulos de capitalização para aluguel. Geralmente, a própria imobiliária ajuda no processo.

O valor do título varia de acordo com o caução exigido pelo proprietário do imóvel. Na maior parte dos casos, o valor fica entre seis e 12 vezes o preço do aluguel.

Em caso de inadimplência por parte do locatário, o locador tem o direito de resgatar o título de capitalização para abater o prejuízo.

Fiador

A fiança consiste, entre as modalidades de garantias locatícias, na mais antiga e usada no momento de assinar contratos de locação.

Em linhas gerais, ao optar pela fiança, o locatário indica uma ou mais pessoas para serem seus fiadores. Dessa forma, elas serão responsáveis pelos débitos do inquilino, caso ele não consiga cumprir com as suas obrigações.

Os fiadores precisam assinar o contrato de locação e assumem a responsabilidade pelo seu cumprimento até o final do contrato e a desocupação do imóvel.

Para poder ser fiador, a pessoa selecionada tem que possuir renda líquida superior a 3 vezes o valor do aluguel acrescido de todos os encargos, como IPTU e condomínio.

Exige-se, ainda, que pelo menos uma das pessoas que assinam a fiança possuam patrimônio, de preferência um imóvel quitado no seu nome.

No caso de fiador casado, o cônjuge também precisa assinar o contrato de locação.

Imóveis para alugar em Florianópolis

Morar em Florianópolis é um sonho, pois a cidade é linda e muito agradável. Porém, por ser uma ilha, muitas pessoas têm dúvidas quanto aos melhores locais para viver na cidade.

Na hora de encontrar os melhores imóveis em Florianópolis, é importante saber quais são as suas necessidades, estilo de vida e quais partes da cidade precisará visitar com mais frequência.

A partir desses detalhes torna-se mais fácil encontrar o imóvel ideal na Ilha da Magia entre tantas opções de casas, apartamentos e até sobrados. 

Conte com a Pirâmides Imóveis

Se você está procurando imóveis para alugar em Florianópolis, a Pirâmides Imóveis tem o lugar perfeito para você.

Nossa equipe está pronta para orientá-lo em todas as etapas da locação, desde a procura pelo imóvel ideal até os detalhes do contrato. Possuímos uma excelente carteira de imóveis à disposição dos nossos clientes.

Entre em contato conosco agora mesmo.