Chegou o tão aguardado momento de comprar o primeiro imóvel? Além da realização de um sonho, decidir o lugar para morar gera expectativas e exige alguns ajustes. Para garantir que tudo saia bem e sem nenhum risco, é importante ter um bom planejamento financeiro e isso também vale para quem quer saber como usar FGTS na compra de imóvel em Florianópolis.

Embora o trabalhador tenha total direito sobre o valor acumulado pelo FGTS, existem regras para o uso do dinheiro. O saque só pode ser feito se o trabalhador for demitido sem justa causa, se for diagnosticado com câncer ou para a compra de um imóvel.

Nesse último caso, o dinheiro pode ser usado para compra ou construção de imóvel residencial, para amortização das parcelas ou para quitar dívidas contraídas pela aquisição da moradia.

Para sanar as principais dúvidas a respeito do assunto e mostrar a você o que precisa ser feito para liberar seu dinheiro, preparamos esse post. Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é FGTS

FGTS é a sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse fundo, que corresponde a 8% do salário bruto, é pago mensalmente pela empresa para cada funcionário. O valor é depositado automaticamente na Caixa Econômica Federal por meio de conta aberta com o contrato de trabalho.

Regras para usar FGTS em financiamento

Existem alguns critérios para quem quer saber como usar FGTS para compra de imóvel. Veja as regras abaixo:

  • Ter pelo menos três anos de carteira assinada sob regime do FGTS – não precisam ser três anos consecutivos.
  • Não possuir outro financiamento em andamento pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
  • Não ser proprietário de outro imóvel na cidade onde mora ou trabalha.
  • O imóvel deve ser utilizado para moradia do comprador.
  • O imóvel não pode ter pendências em sua matrícula.
  • O imóvel deve custar, no máximo, R$ 1,5 milhão.
  • O comprador não pode ter dívidas e nem ter o CPF constante em órgãos de proteção ao crédito.
  • Não pode ter adquirido outro imóvel com uso de FGTS nos últimos três anos.

Como usar FGTS para amortizar financiamento

Confira o saldo da sua conta de FGTS e veja quanto pode ser utilizado na operação de compra, liquidação ou amortização de seu saldo devedor ou ainda, das parcelas de seu contrato. Esse é o primeiro passo para você saber como usar FGTS para compra de imóvel em Florianópolis.

Caso ainda não tenha utilizado o seu FGTS no contrato, reúna a documentação e entregue na agência do seu banco ou então em uma imobiliária de sua confiança. Normalmente essas empresas podem agilizar o atendimento, pois já têm a expertise necessária sobre os processos de compra de imóvel com o FGTS.  

Veja abaixo a documentação necessária:

  • Documento oficial de identificação.
  • Extrato de conta vinculada ao FGTS.
  • Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS.
  • Se você é trabalhador avulso, declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato.
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF. No caso de trabalhador casado ou em união estável, apresentar a DIRPF de ambos os cônjuges ou companheiros de união estável.

Comprar apartamento em Florianópolis

Quem nunca sonhou em viver em Florianópolis? Este é um desejo recorrente para quem chega na capital de Santa Catarina: ficar ou pelo menos voltar sempre que possível. Isso mantém o setor imobiliário aquecido na região.

As altas temporadas chegam a registrar a ocupação de 87% das hospedagens disponíveis, o que implica no reforço dos serviços essenciais para atender toda a demanda. 

Florianópolis possui em sua extensão aproximadamente 100 praias. As mais procuradas são: Joaquina, Campeche, Praia Brava, Jurerê e Lagoinha. 

Além disso, a capital oferece qualidade de vida para seus moradores, que podem viver próximos ao mar em um local repleto de oportunidades e belezas.

Conte com a Pirâmides para fazer sua simulação

É possível fazer a simulação pelo site da instituição financeira pela qual você pretende fazer o financiamento. Geralmente, os bancos dão boas oportunidades para quem é cliente fiel, ou seja, aqueles que têm uma conta há anos e um bom histórico de pagamentos. Então, para financiar um imóvel em Florianópolis considere aquele que você usa com mais frequência e onde mantém um bom relacionamento.

Entre os diferenciais da Pirâmides Imóveis, imobiliária em Florianópolis, está a oferta de serviços e produtos diversificados: lançamentos, imóveis em construção ou prontos para morar, bem como imóveis de terceiros para compra e locação.

Para manter uma ampla carteira de imóveis com alto padrão de qualidade, a Pirâmides segue em parceria com as principais construtoras da cidade.

Outra vantagem oferecida pela Pirâmides Imóveis é a assessoria jurídica para análise da documentação dos imóveis e dos interessados no negócio de compra, venda ou aluguel, garantindo ainda a elaboração de contratos imobiliários baseados nas normas da legislação vigente. 

Para comprar o seu imóvel, acesse nosso simulador e conte com a nossa consultoria para encontrar a melhor forma de comprar imóvel em Florianópolis e, de quebra, receber atendimento especializado e personalizado. Para saber mais, clique aqui e dê início à realização do seu sonho!