Quando se trata de alugar um imóvel, estar com os documentos em mãos pode ser o diferencial entre fechar negócio ou perder a oportunidade. Bons imóveis costumam sair rápido, e a concorrência por eles é grande — por isso, preparar com antecedência todos os documentos para alugar imóvel é fundamental para agilizar a aprovação e evitar frustrações.
Além de acelerar o processo, estar pronto para essa etapa mostra ao proprietário e à imobiliária que você é um inquilino organizado e comprometido, o que pode contar a seu favor. Neste artigo, você confere quais documentos são exigidos na hora de alugar um imóvel, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, além de dicas e esclarecimentos importantes para quem vai passar por essa experiência pela primeira vez.
Você encontrará neste artigo:
- Documentos para alugar um imóvel
- Como é o processo para alugar um imóvel?
- É necessário comprovar renda para alugar imóvel?
- Estou com nome sujo, posso alugar um imóvel?
Boa leitura!
Documentos para alugar um imóvel
Há alguns fatores que podem alterar qual a lista de documentação exigida para alugar um imóvel, como o tipo de ocupação (CLT, autônomo, empresa) e a garantia locatícia escolhida. Os documentos padrões para conseguir alugar um imóvel são:
Pessoa Física (CLT)
- cópia do RG e CPF;
- cópia do RG e CPF do cônjuge (se houver);
- comprovante de residência;
- holerite dos últimos três meses e registro de trabalho.
Autônomos e MEI
Além dos documentos pessoais, também são solicitados:
- declaração do Imposto de Renda;
- declaração de rendimentos mensais assinadas por um contador com CRC (Certificado de Registro Cadastral);
- extratos bancários recentes também podem ser solicitados, especialmente no caso de profissionais liberais.
Pessoa jurídica
- cartão do CNPJ;
- contrato social;
- RG e CPF dos titulares da empresa;
- declaração do Imposto de Renda da empresa;
- comprovante de residência dos titulares da empresa;
- comprovante de endereço da empresa;
- ficha cadastral da empresa;
- balancete atualizado assinado por um contador com CRC;
- ficha de inscrição municipal ou estadual.
👉 Todos os documentos devem estar atualizados e legíveis. Comprovantes de renda, por exemplo, devem ser dos últimos três meses.
Como é o processo para alugar um imóvel?
Há um passo a passo que pode ser seguido por quem quer alugar um imóvel com tranquilidade e segurança. Confira a seguir:
- entre em contato com a sua imobiliária de confiança para conseguir a ajuda de profissionais especializados em encontrar os melhores imóveis na cidade que você quer morar;
- escolha o tipo de imóvel, localização e valor que se encaixam no seu perfil.
- agende uma visita ao imóvel e ao bairro em diferentes horários, para entender como seria a sua rotina se morasse na região;
- escolha uma garantia locatícia para incluir no contrato;
- assine o contrato de aluguel e se prepare para a mudança.
👉 Dica extra: Tire fotos dos documentos ou escaneie todos em boa qualidade. Isso facilita a entrega para a imobiliária, principalmente se o processo for digital.
É necessário comprovar renda para alugar imóvel?
Sim, é necessário comprovar renda para alugar um imóvel. As imobiliárias, em geral, solicitam a comprovação de renda líquida três vezes maior que o valor total a ser pago mensalmente para alugar o imóvel.
Estou com nome sujo, posso alugar um imóvel?
De acordo com a legislação brasileira, mesmo quem está com o nome sujo não tem restrições para alugar um imóvel. Durante a análise financeira realizada com todos os possíveis inquilinos pela imobiliária, as pendências devem ser informadas ao proprietário do imóvel.
No entanto, há maneiras de assegurar o proprietário contra possíveis inadimplências durante o processo de locação, como a escolha de uma garantia locatícia pelo inquilino, antes da conclusão do contrato.
Modalidades de garantias locatícias
Há algumas modalidades de garantias locatícias previstas pela Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991). A seguir, você conhece qual garantia locatícia pode ser a opção ideal para que você possa alugar um imóvel com uma imobiliária.
- CredAluga no cartão de crédito: análise de cadastro rápida e simplificada. Nessa modalidade, a garantia locatícia é realizada no cartão de crédito do inquilino;
- CredAluga Fundo de Investimento: depósito de 10 vezes (semimobiliado) a 12 vezes (mobiliado) o valor do aluguel vinculado a instituição financeira, resgatável com rendimentos ao fim do contrato.
- Seguro fiança: contratação de uma apólice de seguro para casos de inadimplência, com o valor definido conforme a análise de crédito do inquilino;
- Título de capitalização: o título pode ser emitido por uma empresa e o valor varia segundo a caução exigida pelo proprietário;
- Fiador: o inquilino deve indicar uma ou mais pessoas para ficar responsável pelo débito em casos de inadimplência.
Conte com a Pirâmides Imóveis
A Pirâmides Imóveis atua no mercado imobiliário de Florianópolis com excelência, oferecendo suporte completo em todo o processo de locação. Entre em contato agora mesmo e fale com um dos nossos consultores. Alugar seu próximo lar pode ser mais simples do que você imagina.