Chegou o tão aguardado momento de comprar o primeiro imóvel? Além da realização de um sonho, decidir o lugar para morar gera expectativas e exige alguns ajustes. Para garantir que tudo saia bem e sem nenhum risco, é importante ter um bom planejamento financeiro. 

Além de ser um grande sonho, comprar uma casa ou apartamento é também um grande compromisso. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo completo para você compreender qual é o seu momento de vida, qual é o panorama do mercado imobiliário, como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel, como financiar e veja algumas dicas para a hora da compra e da negociação.

Quando comprar um imóvel?

Se você pensar em comprar o primeiro imóvel para morar, é importante fazer o exercício e pensar em como está a sua vida atualmente e como você se imagina profissional e pessoalmente pelos próximos anos. 

Para refletir, leve em consideração alguns pontos:

Família

Você tem ou pretende ter filhos e planeja criá-los em uma determinada região, perto de boas escolas, onde eles possam estudar por um bom tempo? Neste caso, é um bom momento para comprar um imóvel e proporcionar estabilidade para você e sua família.

Trabalho

Seu emprego é estável e você tem perspectiva de crescimento na carreira? Ou então você trabalha em casa, em home office, e pode escolher um outro local para viver, seja em uma região mais afastada da cidade ou outro lugar que gostaria de passar mais tempo, como a praia ou o campo?

Finanças

Caso possua um bom dinheiro guardado, seja esse valor resultado de uma economia de anos, de uma herança ou resgate do FGTS na saída de um emprego, comprar um imóvel pode ser uma boa opção agora.

Segurança

Vale ressaltar que, ao comprar um imóvel, você terá a segurança de um lar para o resto da vida. Sem contar que a propriedade é um patrimônio que ficará na sua família pelas próximas gerações, caso você não o venda daqui alguns anos. Além disso, é um ótimo investimento a longo prazo, principalmente quando comparado com outros tipos de aplicações com maior risco no mercado financeiro.

Liberdade

Morar em uma casa ou apartamento próprio proporciona a você a liberdade de realizar mudanças estruturais para deixar o imóvel cada vez mais do jeito que você quer e adaptá-lo para atender às suas necessidades. Sem precisar negociar com ninguém.

compra do primeiro imóvel: o guia completo

Momento do Mercado Imobiliário

Na hora de decidir realizar um investimento grande como a compra de um imóvel, é importante analisar o atual momento do mercado imobiliário. Na Pirâmides, você pode contar com a ajuda dos nossos especialistas para mostrar para você quais são as melhores opções no momento em que estamos vivendo.

Atualmente, os juros de financiamento imobiliário nunca estiveram em um patamar tão baixo, figurando entre as modalidades de crédito com os menores juros do Brasil.

2020 terminou com a Taxa Básica de Juros, a Selic, fixada em 2%, a menor da história. Apesar de as previsões dos especialistas apontarem para um aumento até o final de 2021, o setor imobiliário não prevê impacto significativo nos juros do crédito para financiamento de imóveis. Isso mantém o momento favorável para a compra da casa (ou apartamento) própria.

Segundo o Valor Econômico, a previsão do mercado é que a Selic termine o ano de 2021 na casa dos 3,5%. 

Por fim, vale destacar que o período de incertezas pelo qual estamos passando fez com que as pessoas começassem a enxergar suas casas com novas perspectivas e a buscar espaços que se adequassem melhor às novas necessidades. Isso fez com que os investidores corressem para esse setor de maior solidez econômica, algo que foi aquecido pela queda representativa da Selic. Dessa forma, o mercado imobiliário permanece aquecido, tornando o cenário propenso para a compra de imóveis, seja para morar ou para investir.

Planejamento financeiro

Comprar um imóvel é um sonho desafiador na vida de qualquer pessoal, Afinal, este momento exige disciplina e planejamento financeiro. Por esse motivo, é importante que você esteja em um momento da vida, no qual consiga poupar.

Segundo especialistas de planejamento financeiro, no geral, ter um imóvel próprio compensa financeiramente se você tiver planos de morar na propriedade por, no mínimo, seis anos. 

Além disso, nós sabemos que o melhor cenário do mundo é fazer a compra à vista, portanto, se você tiver o valor necessário, nem precisa pensar duas vezes. Mas, essa não é a realidade de todos, então, tente dar uma boa entrada para ter um montante final menor para financiar.

Como se organizar financeiramente?

A última coisa que você quer é encontrar o imóvel dos seus sonhos e descobrir que não pode pagar por ele. Então, antes de começar a procurar uma casa ou apartamento para comprar, é importante que você analise seus hábitos financeiros, reveja seus gastos e comece a poupar. 

Algumas dicas que podem ajudar você a regrar sua vida financeira são:

  • Entenda o que é essencial para você viver e o quais são os gastos supérfluos;
  • Compare preços na hora de realizar compras maiores, como eletrônicos e eletrodomésticos;
  • Na hora de ir ao supermercado, faça uma lista e compre somente o que está nela;
  • Caso tenha um carro, avalie se ele é realmente necessário, colocando na ponta do lápis todos os gastos que tem com ele;
  • Reveja os gastos com planos de telefonia, TV e internet. Sempre dá para cortar alguma coisa;
  • Reduza o uso do cartão de crédito e procure pagar as compras à vista.

No momento de se organizar financeiramente, uma planilha de gastos será a sua melhor amiga. Não precisa ser algo muito elaborado e super complexo. Basta listar toda a sua renda e seus gastos fixos – aluguel, conta de luz, telefone, internet, gás, condomínio, etc. -, assim você já tem um ponto de partida.

Depois de entender seus gastos fixos, é hora de incluir na sua planilha os gastos adicionais, aqueles que não são previstos. Anote diariamente o que gastou. 

Ao longo de alguns meses, você terá uma boa noção de onde está gastando seu dinheiro e poderá se planejar para começar a poupar.

Crédito para financiamento

Agora que você já conseguiu se organizar financeiramente, é hora de procurar um crédito imobiliário. 

É importante que você saiba que as instituições financeiras estipulam a taxa de juros, de certa forma, individualmente, com base no seu histórico de crédito e pagamentos. Por isso, é essencial que você tenha um bom score – que é a pontuação de crédito que a pessoa tem a partir do momento que inicia a sua vida financeira. 

Sendo assim, se você possui dívidas, busque quitá-las ou negociá-las para que a sua pontuação não sofra nenhum tipo de penalização. Você pode acompanhar seu score através do portal do Serasa ou do Boa Vista SPC, de forma gratuita.

compra do primeiro imóvel: o guia completo

Gastos com a compra do imóvel

Durante a fase de pesquisa sobre o seu planejamento financeiro e a compra do primeiro imóvel, um fator importante a ser acrescentado na conta é o valor que você irá gastar com alguns gastos extras, como impostos e taxas de cartório. Valor que pode girar em torno de 4% a 8% do preço do imóvel.

Os principais gastos excedentes com imóvel são:

  • ITBI: O Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis é uma tributação gerada e cobrada pelo município onde o imóvel está localizado no momento da transação de compra e venda. Normalmente, o gasto fica em torno de 2% e 4% do valor do imóvel, variando de cidade para cidade;
  • Escritura Pública: A escritura é elaborada pelo Cartório de Notas e é o documento que comprova a transferência do imóvel de um proprietário para outro. Esse documento é necessário apenas em caso de compra à vista, uma vez que o contrato de financiamento equivale à escritura;
  • Registros: é feito no Cartório de Registros de Imóveis, onde são registrados um desses documentos: Escritura Pública (compra à vista) ou Contrato de Financiamento do Imóvel (compra financiada). Apenas com esses documentos em mãos e o comprovante do pagamento do ITBI o registro do imóvel poderá ser feito. A taxa costuma ficar abaixo de 1% do valor total do bem, mas vale lembrar que ela varia de acordo com o estado em que o imóvel está localizado;
  • Avaliação Bancária: A avaliação é cobrada pelos bancos, no caso dos imóveis comprados através de financiamento. Esse custo é referente à vistoria da propriedade e de toda a documentação necessária para a liberação do crédito imobiliário, variando de acordo com a instituição escolhida.

4 Dicas de ouro para a compra do primeiro imóvel

São muitos detalhes que precisam ser levados em consideração. Ainda mais se você escolher viver na Ilha da Magia, onde o que não falta são opções e locais paradisíacos para morar.

Para ajudá-lo nesse momento, separamos 5 dicas para comprar o primeiro imóvel e dar esse passo tão importante. Seja um imóvel para morar ou para locação, o fato é que é preciso atenção e quanto antes você começar a se organizar, melhor.

Pesquise bem, controle seu impulso, conheça os tipos de financiamento imobiliário e monte um planejamento financeiro para começar a tirar seu sonho do papel. 

Foco no planejamento financeiro

Existem diversas formas de pagar na hora de comprar o primeiro imóvel. Mas uma coisa é fato: independentemente do modo de pagamento escolhido, um planejamento financeiro é essencial para poupar e arcar com todas as despesas.

Muitas pessoas perguntam-se: como montar um planejamento financeiro? O primeiro passo é entender que tipo de imóvel você deseja adquirir para descobrir a média de valor dele. Isso varia muito de acordo com tamanho, tipo de imóvel e localização.

Muitas pessoas perguntam-se: como montar um planejamento financeiro? O primeiro passo é entender que tipo de imóvel você deseja adquirir para descobrir a média de valor dele. Isso varia muito de acordo com tamanho, tipo de imóvel e localização.

Procure o imóvel ideal com mais assertividade

Que tipo de imóvel eu procuro no momento? Quanto estou disposto a gastar para comprar o primeiro imóvel?

Essas são perguntas que você precisa se fazer e responder com seriedade para encontrar o imóvel que melhor atende às suas expectativas.

É comum as pessoas perderem muito tempo visitando imóveis que não estão no bairro de sua preferência ou dentro dos seus requisitos. Não faça isso. Converse com uma imobiliária de confiança e alinhe com os especialistas quais são seus desejos e necessidades.

Comprar um imóvel não é só uma decisão muito importante, mas é algo que envolve algumas burocracias inevitáveis. Por isso, é fundamental poder contar com pessoas que entendam do assunto e saibam orientar você para o melhor negócio.

Dessa forma, você foca seus esforços na procura por aquele imóvel que você sempre sonhou.

Algumas coisas que podem ajudar você na hora de escolher o imóvel ideal:

  • Pesquise as ofertas de imóveis na região onde você deseja morar;
  • Na hora da visita, tire fotos ou faça filmagens dos cômodos. Assim, você pode comparar os imóveis posteriormente, no momento da decisão; 
  • Procure fazer mais de uma visita, de preferência em horários diferentes, pra avaliar fatores importantes como barulho na vizinhança e os locais onde o sol bate na parte da manhã e da tarde; 
  • Dê algumas voltas pelo bairro. Tente conversar com moradores, pessoas do mesmo condomínio, comerciantes e porteiros. Dessa forma, você pode ter uma ideia mais realista de como é viver naquela região.

Conheça os tipos de financiamento imobiliário

Existem diversos tipos de financiamento imobiliário à disposição daqueles que desejam comprar o primeiro imóvel. E é fundamental conhecer todos eles para encontrar aquele que melhor se adequa à sua realidade.

Nesse momento, é importante ter em mente dois conceitos: juros e amortização.

A amortização corresponde à parte que está sendo devolvida ao banco pelo dinheiro emprestado.

Já os juros são calculados sobre o saldo devedor.

É essencial analisar todos os tipos de financiamento imobiliário e considerar o seu planejamento financeiro para optar por aquele mais vantajoso para você nesse momento.

Independentemente de qual seja a sua opção, um financiamento pode ajudar e muito a comprar o primeiro imóvel e trazer mais segurança ao comprador, principalmente se esse é o primeiro bem de maior valor que você adquire.

Simular crédito e financiamento

No site da Pirâmides Imóveis, fornecemos a opção de simular o seu financiamento e realizar consultoria online.

Acesse nossa página para preencher as três etapas do cadastro e verificar as possibilidades de financiamento e crédito.

A partir desse primeiro estudo, você descobre quais são suas reais possibilidades e se torna mais fácil e assertivo tomar uma decisão.

Esclareça todas as suas dúvidas com profissionais

A compra de um bem de alto valor desperta uma série de perguntas. Por isso, ter um profissional de confiança ao seu lado neste momento faz toda a diferença. 

Não tenha medo e esclareça tudo o que vier à mente, seja sobre o financiamento, sobre os imóveis escolhidos, dúvidas de contrato, negociação, e por aí vai. 

A equipe especializada está em jogo para mostrar a você qual é o melhor negócio a ser feito, se determinada negociação vale a pena de acordo com as suas expectativas e realidades, por exemplo.

Conte com a Pirâmides Imóveis

Gostou das nossas dicas para comprar o primeiro imóvel? Com todos esses detalhes alinhados, você está pronto para dar esse passo tão importante e realizar esse sonho.

Nós, da Pirâmides Imóveis, temos tradição no mercado e garantimos uma negociação segura.

Estamos prontos para ajudá-lo com diversas opções de imóveis à venda em Florianópolis. Entre em contato conosco.