Vantagens de investir no marcado imobiliário

Investir no mercado imobiliário ganhou destaque no último ano – seja porque as pessoas começaram a passar mais tempo em casa ou porque as incertezas do setor atingiram tanto quem constrói quanto quem aluga. 

Os juros baixos despertaram o interesse de quem busca um imóvel para morar e a valorização das propriedades chamou a atenção de quem pensa em investir em 2021.

Além de ser um tipo de investimento tradicionalmente seguro, o momento do mercado imobiliário é altamente favorável. As baixas taxas de juros, o déficit habitacional e a solidez colocam os imóveis como uma opção de diversidade importante para os investidores. 

Como a pandemia da Covid-19 afetou o setor imobiliário? 

Investimento em imóveis: quais são as vantagens de investir no setor imobiliário?

O ano de incertezas fez com que os investidores corressem para setores de mais solidez econômica. Algo que foi aquecido pela queda significativa da taxa básica de juros, a Selic – definida em março de 2021 em 2,75% ao ano –  e pela busca por moradias com mais espaço em detrimento da localização, movimentando o mercado.

Para 2021, os especialistas preveem aos consumidores preços estáveis ou em leve alta. Entretanto, a demanda crescente e a oferta por imóveis pode entrar em descompasso, podendo levar alguns produtos e localizações a serem valorizados. 

Vale ter em mente que as incertezas que surgiram com o período atual levou os imóveis mais uma vez ao patamar de porto seguro e a propriedade voltou a se posicionar ao lado de ativos como ouro e dólar. Hoje, por exemplo, um imóvel para alugar rende entre 4% e 6% ao ano. Quando a Selic estava em 14,5% há alguns anos, o setor não estava em um momento atraente para investimentos, mas agora o período é oportuno.

A pergunta é: quais são as vantagens de investir no mercado imobiliário?

5 vantagens que mostram porque vale a pena investir em imóveis

Estabilidade dita o tom das aplicações no setor imobiliário. A segurança de rentabilidade sem correr riscos grandes, certamente, é um dos principais pontos que atraem muitos investidores para o mercado. Essa é uma característica natural do setor de imóveis e se deve ao fato de que comprar uma casa ou apartamento é a garantia de adquirir um bem que tende a valorizar ao longo do tempo.

Segurança para o investidor

É claro que a segurança é o principal fator que traz muitos investidores ao setor imobiliário. É fato que, uma vez que se mantenha a qualidade estrutural do imóvel e o vigor da região onde a propriedade está localizada, é muito difícil que ela perca seu valor. A tendência é justamente contrária, ou seja, que a região se desenvolva e estabeleça novas praticidades a seus moradores, valorizando todo o entorno.

Além disso, investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva, uma espécie de salário que não depende de algo que você faça ou dedique tempo. Alocar parte dos seus investimentos no mercado imobiliário pode ser uma fonte de renda mensal. Isto porque mesmo quando o momento não é favorável para venda, o aluguel será uma opção interessante para quem possui uma propriedade parada e gerando custos com condomínio e IPTU, por exemplo. 

Expectativa de valorização do imóvel 

Os bens imobiliários sofrem valorização a cada ano, sempre acompanhando a inflação. Tradicionalmente, o setor tem um histórico positivo de valorização ao longo dos anos. E, em um momento de taxa básica de juros em baixa (Selic), a época para comprar um imóvel não poderia ser mais favorável. 

Vale destacar também que, até 2025 haverá demanda de 14,5 milhões de novas moradias no Brasil, segundo a Fundação Getúlio Vargas.

Bem duradouro

Um imóvel é um bem duradouro, seja uma casa, apartamento ou comercial e tende a sofrer valorização ao longo dos anos. Caso o objetivo seja alugar o imóvel, estima-se que o retorno completo do investimento se dê em pouco menos de quatro anos. Isso significa que tudo o que você receber mensalmente após este período é lucro extra e serão necessários apenas gastos com manutenção para manter o patrimônio relevante e atraente para os inquilinos.

Com uma imobiliária experiente no mercado da localização do imóvel responsável pela locação, torna o processo de aluguel ainda mais simples, prático e sem burocracias desnecessárias.

Redução considerável dos riscos

Enquanto outras formas de investimento envolvem alta volatilidade, o mercado imobiliário segue estável e o maior risco que se pode correr é o imóvel parado. Para ilustrar isso, um grande exemplo é o que ocorreu durante a pandemia da COVID-19 que, ao passo que a bolsa chegou a sofrer uma queda de 39,28% em dois meses e o preço do petróleo ficou negativo, o valor dos imóvel não sofreu nenhuma alteração e ainda teve o mercado aquecido pelo aumento na procura de imóveis próximos à natureza.

Alta do déficit habitacional

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil sofre um déficit de, pelo menos, 7,7 milhões de residências para que toda a população seja atendida com moradia. Assim, com o aumento populacional ano a ano, cresce também a procura por unidades para locação.

Como a Pirâmides pode ajudar você a investir?

Como vimos, a queda dos juros e a perspectiva de investimento seguro e rentável levam investidores a buscar imóveis para diversificar a carteira de investimentos. Uma boa forma de encontrar a propriedade com as características que garantem uma boa rentabilidade e perspectivas de locação rápida, é contar com uma imobiliária eficiente e especializada.

A Pirâmides está localizada em Florianópolis e possui inúmeros imóveis disponíveis para cada perfil. Entre em contato com os nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!